
Criada em outubro de 2020 pela jovem Filipa Resende, a Roote é uma marca portuguesa de vestuários e acessórios. A primeira coleção da marca chama-se Viagem, porque transporta-nos para várias regiões de Portugal representadas em dez modelos de meias unissexo.
Após terminar o curso de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho em Braga, Filipa sabia que queria fazer algo relacionado com a gestão de marcas aliado à indústria têxtil. Assim nasce a Roote, uma marca onde desde o design até à materialização, tudo é feito em Portugal, primando sempre pela qualidade e sustentabilidade das peças. Assim, toda a matéria-prima é sujeita a uma rigorosa avaliação e certificação. O fio, algodão orgânico de qualidade premium, não contém químicos, fertilizantes ou pesticidas e é certificado pelo Global Organic Textile Standard (GOTS). Até a própria embalagem com um design minimalista para transportar as peças é reutilizável, reciclável, biodegradável e certificado pela Forest Stewardship Council (FSC™).
Esta primeira coleção homenageia o país onde tudo é feito. Cheia de história, tradição e cor, a coleção Viagem foi produzida em máquinas de 200 agulhas, no Norte do país. As características das diferentes regiões estão presentes em elementos gráficos.