Revista Rua

2021-01-11T12:45:34+00:00 Radar

Melgaço, vinhas e um museu ao ar livre: a irreverente aposta do destino de natureza mais radical de Portugal

O concurso de arte urbana Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021 decorre até 15 de janeiro.
Redação
Redação11 Janeiro, 2021
Melgaço, vinhas e um museu ao ar livre: a irreverente aposta do destino de natureza mais radical de Portugal
O concurso de arte urbana Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021 decorre até 15 de janeiro.

Por Sofia Rodrigues

O concurso de arte urbana Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021 decorre até 15 de janeiro e surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Melgaço e a Fundação Convento da Orada. O concurso, sob a temática do vinho e da vinha, é aberto a artistas nacionais e estrangeiros, maiores de 18 anos.

A iniciativa, incorporada no Plano de Ação para a Reabilitação Urbana (PARU), visa animar a área urbana, potenciar o território, atraindo novos públicos, e contribuir para a afirmação da cultura do vinho e da dinâmica económica local, bem como da promoção turística.

No concurso vão ser selecionadas as dez propostas mais criativas e que reflitam a tradição, o vinho, os locais e as pessoas da sub-região Monção & Melgaço. O júri avaliará os trabalhos e selecionará as duas obras vencedoras que ficarão em exposição no centro urbano de Melgaço.

O concurso é também o ponto de partida para, ao longo dos anos, criar um museu de arte ao ar livre, visitável 24 horas durante os 365 dias do ano. A ação prevê uma reflexão no despertar do interesse dos cidadãos pela arte e cultura, além de promover uma vivência estética ligada a uma temática territorial.

As dez propostas selecionadas estarão patentes ao público numa exposição a inaugurar em data e local a definir pela Câmara Municipal de Melgaço, na vila melgacense.

Para melhorar, os dois melhores classificados do concurso, que é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 – NORTE 2020-, serão atribuídos prémios no valor de 10.000€ e 8.000€, respetivamente, para a conceção artística e produção das respetivas obras. (Regulamento disponível em www.memoriasdoalvarinhodemelgaco.pt)

Partilhar Artigo: