Revista Rua

2021-01-18T17:55:57+00:00 Bem-Estar

Mente sã e corpo são em tempos de confinamento

Tire mais proveito do sedentarismo: aproveite para ler, escrever, pesquisar sobre algum tema que lhe suscite interesse ou até jogar cartas ou jogos de tabuleiro em família.
U-FIT18 Janeiro, 2021
Mente sã e corpo são em tempos de confinamento
Tire mais proveito do sedentarismo: aproveite para ler, escrever, pesquisar sobre algum tema que lhe suscite interesse ou até jogar cartas ou jogos de tabuleiro em família.

Numa altura em que permanecer em casa é ainda mais importante face à crise pandémica, importa relembrar a necessidade de mantermos uma vida saudável durante este período. É fundamental vencer o sedentarismo, praticar diariamente alguma atividade física (mesmo dentro de casa) e privilegiar uma alimentação equilibrada.

Reduzir a prática de atividade física e aumentar um comportamento sedentário pode trazer efeitos negativos para a saúde, prejudicando o nosso bem-estar e qualidade de vida.

Através do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

1- Evitar permanecer mais de 30 minutos numa posição de sentado ou deitado durante o dia. Procure levantar-se para beber água, uma vez que é essencial que mantenha o corpo hidratado.

2- Tire mais proveito do sedentarismo: aproveite para ler, escrever, pesquisar sobre algum tema que lhe suscite interesse ou até jogar cartas ou jogos de tabuleiro em família (um atividade com um estímulo cognitivo muito importante).

Também a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância da prática de atividade física que promova a aptidão cardiovascular, assim como o reforço muscular. Cumprindo as recomendações do Governo e uma vez que é permitida a prática individual de atividade física ao ar livre, procure dar uma caminha diária ou uma corrida, respeitando sempre as normas de higiene e segurança.

Aproveitamos para partilhar algumas dicas que consideramos essenciais para nos mantermos mais saudáveis (tanto ao nível físico, como mental) durante o confinamento.

Mantenha horários

Tente deitar-se e levantar-se à hora habitual, de forma a manter o mesmo horário de sono e ter mais energia durante o dia. Também no que toca à alimentação é muito importante que respeite os horários das refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), evitando saltar refeições. O mesmo acontece com a hora habitual em que treina: mesmo que seja em casa, procure ocupar essa hora dia em que costuma treinar a praticar alguma atividade ou exercícios, para que se mantenha mais ativo.

Evite permanecer o dia todo de pijama – o que estimula ainda mais a sensação de melancolia e apatia. Vista uma roupa confortável ou até mesmo a roupa com a qual irá treinar (assim não terá desculpas).

Privilegie os alimentos saudáveis em casa

Uma vez que se encontra mais tempo em casa, é importante ter os alimentos certos. Quando vai ao supermercado, evite comprar alimentos menos saudáveis, como os processados ou os que apresentam alto teor em sal e açúcar. Privilegie alimentos ricos em proteína, vitaminas e minerais. Esta é também uma excelente altura para se dedicar mais à cozinha: procure confecionar as suas próprias refeições, experimente novas receitas e aprenda novas formas de tornar as suas receitas em versões mais saudáveis.

Mantenha-se em contacto

Seja com a sua família, amigos ou colegas de trabalho, mantenha sempre o contacto diário. Não se isole nem permita que o outro que lhe é próximo se sinta isolado. Ligue mais vezes e faça mais videochamadas, mas vá partilhando um pouco do seu dia, as suas experiências e (muito importante) os seus sentimentos face ao confinamento. A partilha de experiências individuais é uma excelente forma de lidar com a atual situação. Esta é uma altura de estarmos todos ligados, ainda que distantes.

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