Revista Rua

2019-07-19T17:45:32+00:00 Gastronomia, Sabores

Mesa de Lemos, há uma nova carta para saborear

O restaurante em Viseu tem um novo menu para saborear já este verão.
Maria Inês Neto
Maria Inês Neto19 Julho, 2019
Mesa de Lemos, há uma nova carta para saborear
O restaurante em Viseu tem um novo menu para saborear já este verão.

O famoso restaurante da Quinta de Lemos, o Mesa de Lemos, situado em Viseu, tem uma nova carta que pretende ser uma verdadeira aposta na frescura dos sabores do campo.

Com autoria do chef Diogo Rocha, um dos mais talentosos chefs portugueses que dá vida ao restaurante, a recente ementa recebe o verão, através de menus inspiradores que trazem para o centro da mesa os melhores produtos e experiências gustativas. O Menu de Lemos e o Menu do Chef mantêm o foco na qualidade, mas recebem um toque mais fresco e inovador, uma intenção do chef Diogo Rocha.

Chef Diogo Lemos

À mesa chega agora um refrescante “tomate verde com gelado, puré e estufado de tomate, água de tomate verde, azeitona e orégãos”. O segundo snack é um “pastel de massa tenra de espadarte e cebolinho, massada de espadarte (estaladiço e massa com espadarte curado e puré de caldeirada) e crocante de milho com espadarte marinado”. Da frescura dos produtos açorianos, chega o “cherne com agrião, alho-francês e molho de pepino e curgete amanteigado”. Já da Islândia, mantém-se a vinda do bacalhau – que é depois tratado em Portugal – acompanhado de leguminosas do Mercado de Viseu e, diretamente da horta da Quinta de Lemos, a cenoura.

O menu continua com opções singulares. É o caso do “imperador com avelã, em manteiga e no molho do peixe, com ervilhas”. Seguimos para um prato típico da região e o qual o chef adaptou a sensações mais frescas: cabrito do Caramulo grelhado, pimento assado, batata doce e rabanete. Chega a hora de conhecer o doce final, a que o chef chama de pré-sobremesa, anunciando um granizado de ameixa, com bolacha e um creme leve de queijo. Agora sim, a sobremesa, intitulada por Nem tudo o que parece é. Trata-se de um aparente gelado com pistácio e o resto dos sabores… terá de descobrir por si. Há, ainda, espaço para um bolo de pêssego, inspirado numa receita de família do chef Diogo Rocha.

O menu encerra com uma especial ligação de gastronomia nacional, com uma amostra de doces de diferentes tradições. É o caso da pinhoada, do bolo Teixeira, dos caramujos, do pudim abade priscos ou das castanhas de ovos que vêm coroar esta refeição de excelência, na certeza de que foram experienciados momentos que não se apagam da memória.

O Dão espera por si. Visite a Quinta de Lemos e deixe-se levar pelas sugestões singulares que compõem a nova carta do Mesa de Lemos.

Partilhar Artigo: