Revista Rua

2019-01-09T11:13:24+00:00 Gastronomia, Sabores

Miguel Laffan é o novo homem do leme do Porto Santa Maria, em Cascais

©Mário Cerdeira
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira9 Janeiro, 2019
Miguel Laffan é o novo homem do leme do Porto Santa Maria, em Cascais

É natural de Cascais e apaixonado pela gastronomia, paixão essa que já lhe valeu uma estrela Michelin, a primeira num restaurante alentejano – o LAND Vineyard’s, em Montemor-o-Novo – e a primeira na sua carreira. Agora, depois de oito anos ao comando do exigente e reputado LAND Vineyard’s, o chef Miguel Laffan regressa à sua terra natal, assumindo a cozinha do Porto Santa Maria. “Cresci em Cascais, cidade pela qual sou apaixonado e senti que estava na hora de voltar às minhas raízes”, afirmou o chef. “Este ano farei 40 anos e há 20 que estava fora da minha terra natal. É o momento perfeito para voltar, com toda a experiência que acumulei neste percurso tão rico de experiências e memórias”, acrescentou.

Miguel Laffan

O Porto Santa Maria é um restaurante intemporal do Guincho que conta 70 anos de histórias protagonizadas por figuras nacionais e internacionais. Miguel Laffan, que não deixa de tecer comentários positivos ao desafiante percurso no LAND Vineyard´s, restaurante que liderou desde a abertura em 2011, surge então como o homem do leme com a vontade de conduzir o Porto Santa Maria a uma nova fase, tentando seduzir os apreciadores da cozinha costeira com o melhor peixe e marisco de Portugal.

Miguel Laffan é um homem de sensações – pretende criar sabores que potenciem experiências únicas. À frente do LAND Vineyard’s, colocou o nome do Alentejo (e o seu próprio) no panorama da alta gastronomia mundial, revelando a qualidade e o talento made in Portugal. Considerando a frescura dos ingredientes e a ligação com os produtores como a base do sucesso no mundo da cozinha, Miguel Laffan “reinterpreta de uma forma contemporânea as raízes da cultura gastronómica portuguesa, equilibrando sabores e viagens pelo mundo fora, com ingredientes secretos e exóticos”. Sob sua alçada, para além do novo desafio no Porto Santa Maria, em Cascais, está ainda o espaço intitulado Miguel Laffan no Mercado da Ribeira e a consultoria ao restaurante Atlântico no Monte Estoril.

Com uma carreira que inclui a passagem por reputados restaurantes destacados com uma a três estrelas Michelin em Espanha, França ou Brasil, o chef distingue-se por uma abordagem proactiva, com bases de cozinha francesa.

Partilhar Artigo:
Fechar