Revista Rua

2021-03-18T10:05:00+00:00 Cultura, Outras Artes

Mural em Lisboa assinala um ano desde o primeiro confinamento

O novo projeto de arte pública é da autoria da desiner SÍlvia Matias.
©Francisco Gomes
Redação18 Março, 2021
Mural em Lisboa assinala um ano desde o primeiro confinamento
O novo projeto de arte pública é da autoria da desiner SÍlvia Matias.

Após uma parceria recente no âmbito da exposição Reality Check: Life After Retirement, a designer Sílvia Matias e o coletivo Ghost Creative Productions reuniram-se novamente para um projeto de Arte Pública. O resultado é o mural, situado em Lisboa na Avenida General Roçadas, Resiliência. Este projeto pretende assinalar um ano de confinamento e Estado de Emergência que foi aplicado em Portugal, pela primeira vez, a 18 de março de 2020.

O projeto Resiliência pretende ser um reflexo da dura realidade que nos foi imposta. Um termo que surge como resposta à saturação social, económica, política e psicológica em todo o país e no mundo. E que, desta forma, passa a fazer parte da Arte Pública disponível na cidade de Lisboa, desafiando o público a refletir sobre ele ao mesmo tempo que pretender inspirar essa reflexão através da proposta artística.

“O projeto surge em resposta à necessidade de assinalar uma dura realidade que nos foi imposta. Deste modo, nasce um mural tipográfico, a preto e branco, de linhas retas e formas cruas, sem adornos nem pretensiosismos, a não ser aquilo que deve representar. Pois é uma palavra que nos traz marcas de um momento tão duro, mas como novos traços de esperança. E é assim que o queremos apresentar visualmente. Não é o nosso Mural, é um mural de todos”, afirma Sílvia Matias.

Partilhar Artigo: