Revista Rua

2021-10-12T16:39:39+01:00 Cultura, Outras Artes

Museu de Olaria de Barcelos recebe nova exposição

A exposição estará patente até 31 de dezembro de 2021.
©D.R.
Redação12 Outubro, 2021
Museu de Olaria de Barcelos recebe nova exposição
A exposição estará patente até 31 de dezembro de 2021.

A Sala da Capela do Museu de Olaria, em Barcelos, recebe a exposição Bonecreiro, resultante do trabalho desenvolvido por vários artistas em residência artística, organizada pela POUSIO – Arte e Cultura em parceria com o Museu de Olaria. A exposição estará patente até 31 de dezembro de 2021.

Dos artistas envolventes, destacam-se Alberto Berruto, Auréline Caltagirone, Carolina Garfo e Fábio Araújo, entre outros. A exposição conta ainda com uma projeção do documentário Bonecreiros (2021), de Alberto Berruto e Francesco Caruso, a acontecer na Sala Multiusos do Museu, no dia 20 de novembro, às 16h00. A atividade decorre na semana em que se comemora o Dia Mundial da Criatividade. Ana Bacelar Begonha, responsável pela curadoria da exposição, conta com trabalhos multidisciplinares que vão desde a cerâmica, à serigrafia, à pintura, ao vídeo ou ainda à performance.  Estas peças de arte preocupam-se com reinventar e (re)contextualizar práticas tradicionais, assim como questionar as dicotomias entre velho e novo, digital e material ou real e ficcional.

Bonecreiro é uma organização da POUSIO – Arte e Cultura, uma associação que surgiu em 2019 para a criação de novos contextos de produção artística. Tem como principal objetivo ligar produtores culturais nacionais à comunidade social ou culturalmente isolada do país. Assim, propõe várias formas de contacto que evidenciam a importância da arte da cultura, incentivando a produção artística, promovendo uma cultura de serviço que cria novos acessos.

O projeto fomenta a criação e a experimentação interdisciplinar de artistas emergentes em contacto com artesãos locais do município. Fortalece-se e dinamiza-se, assim, a pesquisa e a produção em torno do artesanato e das práticas artísticas de Barcelos, que dialoga com a sua comunidade. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00 e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Partilhar Artigo: