Revista Rua

2021-04-23T10:48:37+01:00 Cultura, Música

Novo disco de António Zambujo é lançado hoje

Chama-se “António Zambujo Voz e Violão” e vai ser apresentado ao vivo no Porto e em Lisboa em maio.
Fotografia ©Kenton Thatcher
Andreia Filipa Ferreira23 Abril, 2021
Novo disco de António Zambujo é lançado hoje
Chama-se “António Zambujo Voz e Violão” e vai ser apresentado ao vivo no Porto e em Lisboa em maio.

O artista português António Zambujo lança hoje, em todas as plataformas digitais e lojas físicas, o seu novo trabalho: António Zambujo Voz e Violão. A apresentação oficial deste disco acontece ao vivo a 21 de maio, na Super Bock Arena, no Porto, e a 28 de maio, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Este é o nono álbum de António Zambujo, o oitavo de originais, e é inspirado num dos álbuns mais queridos do cantor: João Voz e Violão, álbum de João Gilberto editado em 1999.

António Zambujo incorporou as influências do cancioneiro brasileiro, em particular da Bossa Nova, na sua música, primeiro forjada na tradição do Cante Alentejano e do Fado, de onde partiu para criar uma personalidade única, inspirando um novo ciclo na música portuguesa, ao mesmo tempo que derruba fronteiras, reais ou imaginárias, aproximando os dois lados do Atlântico.

Nascido em Beja, a 19 de Setembro de 1975, António Zambujo é um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo.

Na infância passada no Alentejo, António Zambujo cresceu com forte ligação à música – começou por estudar clarinete com apenas oito anos, mas foi sobretudo a tradição viva do Cante Alentejano e do Fado que o fizeram músico. Acabando por fixar-se em Lisboa, onde começou por dividir o tempo entre a experiência diária do Fado e a participação em musicais, foi trilhando um impressionante caminho, marcado por prémios e distinções, com destaque para a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, entregue pelo Presidente da República em 2015.

Partilhar Artigo: