
A celebrar os 15 anos de presença Forte Store no mercado nacional – e com a abertura da loja número 50 como coincidência perfeita na celebração desta data especial – Nuno Forte faz um balanço extremamente positivo da empresa e aponta já objetivos para o futuro.
Em primeiro lugar, gostaríamos de conhecer melhor o próprio Nuno Forte. Como é que o seu percurso o encaminhou para o negócio da moda? Pode falar-nos um pouco sobre esse passado?
Costumo dizer que nasci “no meio dos trapos” (risos) Os meus pais estão ligados ao comércio de roupa e, por isso, nasci no meio disto. É um negócio de família. Quando estava na faculdade, surgiu uma hipótese: o meu pai tinha ficado com uma loja, mas não tinha ninguém para a gerir. Eu, como tinha este bichinho e ambição, achei que seria uma oportunidade para mim. Tinha 21 anos. O meu pai considerou que eu tinha capacidades para a gerir e, portanto, começa o meu projeto como pequeno empresário. Claro que tive dificuldades enormes no relacionamento com fornecedores, porque olhavam para mim como um miúdo com pouca credibilidade. Mas fui fazendo o meu caminho… e hoje sou responsável pela gestão de 50 lojas (risos)
Como surge então a Forte Store?
A Forte Store nasce em 2007. Na altura, o meu pai, a minha irmã e eu achamos por bem separarmo-nos em termos de negócios. Cada um seguiu o seu caminho. A partir daí nasce a Forte Store: mudei o nome porque, anteriormente, era Galerias Forte, mas eu quis algo com um cunho mais internacional. Assim ficou até hoje.
Atualmente são 50 lojas, vamos chegar às 60 não tarda (risos) Se me dissessem isso há dez anos eu achava impossível. Mas isto não foi pensado, ou seja, foram surgindo oportunidades. O negócio está organizado, a empresa está comprometida com o crescimento… Hoje temos propostas de abertura de loja em cidades e shoppings, ou seja, as oportunidades já vêm ter connosco. Muito graças a essa nossa aposta no crescimento.
A Forte Store comemora os seus 15 anos de atividade em 2022. Que balanço faz destes anos?
É um balanço extremamente positivo. 15 anos, 50 lojas é um balanço bastante positivo. Aliás, passamos também este ano a marca dos 200 colaboradores. A Forte Store foi construída com três pessoas e hoje somos mais de 200! Claro que isto é um motivo de orgulho. Acho que o trabalho está a ser bem feito e as oportunidades estão a surgir.
Que momentos considera que marcaram este percurso da Forte Store? Abertura de alguma loja em específico…?
Há vários momentos que marcaram a vida da marca Forte Store. Quando chegámos aos 50 funcionários ou mesmo aos 100 funcionários foi incrível! Chegar à loja número dez ou número 20 também foi importante. São estes números redondos que marcam! (risos) Quando abrimos a primeira loja de shopping foi importante, porque gerir uma loja de shopping é bastante diferente de gerir uma loja de rua. Quando abrimos a loja de Beja foi interessante também. Nós somos muito nortenhos e abrir uma loja no Alentejo foi um passo que, ainda hoje, muita gente não percebe. Atualmente temos então duas lojas em Beja.
De realçar também o momento em que mudamos de instalações a nível de armazém. Quando mudamos pela primeira vez achámos que o espaço era enorme e hoje, no mesmo pavilhão, já temos dois pisos. E outro armazém com o dobro do tamanho! São estas conquistas que nos marcam! Quando chegas a um valor de faturação e consegues ultrapassar esse marco de ano para ano… Tudo isso vai marcando a evolução da nossa empresa. Mas também temos maus momentos. A pandemia marcou-nos bastante pela negativa. Mas superamo-nos muito bem!
Este crescimento é também resultado da aposta numa excelente equipa Forte Store, correto?
Lógico! O sucesso da Forte Store são os colaboradores que tem! Prova disso é o facto de termos colaboradores há muitos anos connosco, mesmo desde o nosso início. A grande parte do nosso sucesso é ter pessoas comprometidas com a empresa, pessoas dedicadas! Esse é o espírito da Forte Store. São esses valores que transmito aos colaboradores: o espírito de união, o espírito de família! Quando escolho um gerente de loja, digo sempre que gostava que a pessoa tratasse a loja como se fosse dela. E felizmente isso acontece. Esse comprometimento faz toda a diferença!
Na Forte Store encontramos marcas de moda de prestígio. Pode falar-nos um pouco sobre as marcas que podemos encontrar nas vossas lojas?
Temos marcas de segmentos diferentes, mas de prestígio: Armani, Hugo Boss, Versace, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Guess, Desigual, etc. Temos de ter sempre muita atenção à rentabilidade de cada marca nas nossas lojas, de modo a estruturarmos da melhor forma as nossas vendas e opções. Existe uma estratégia imensa a nível de backoffice, de modo a que as lojas funcionem bem a nível de coleções ou stocks.
Neste momento, a Forte Store tem 50 lojas físicas em Portugal – um número sempre a crescer. As lojas são tradicionalmente localizadas no Norte do país, mas há intenção de expandir a presença da marca a todo o território, correto?
O objetivo será cobrir o país inteiro. Não temos ainda um deadline para cumprir esse objetivo, ou seja, queremos que as coisas vão acontecendo naturalmente. Já temos lojas preparadas para abrir em 2023. Recordo-me que tínhamos um objetivo para ultrapassar, que era a linha do Rio Douro para Sul, e isso já conseguimos! (risos) Já estamos em Ovar, em São João da Madeira, em Beja. De realçar ainda a presença em Trás-os-Montes, com lojas em Chaves e Vila Real. Daqui a uns anos estaremos presentes no país inteiro! Hoje acredito que pode acontecer, daqui a uns anos, estarmos a celebrar as 100 lojas em todo o país. Não me admirava também ter uma presença além-fronteiras, com lojas em Espanha. Vigo, por exemplo, está pertinho de nós.
Internacionalizar está então nos planos de futuro?
Há vontade em abrir mais lojas. Temos a ambição de ter uma sede que integre toda a nossa ação, que centralize a nossa ação. Internacionalizar é algo que pensamos seriamente, principalmente para o mercado espanhol. Antes da pandemia tivemos uma oportunidade que não se materializou, mas não me admiro se daqui a uns tempos tivermos lojas em Espanha.
Quais são os seus propósitos a nível de vendas online da Forte Store? Há intenção de alargar fronteiras e vender para todo o mundo também, por exemplo?
A presença digital faz parte do negócio. Nós já temos alguma experiência na parte de venda digital, com loja online já há dez anos. A nossa loja online Forte Store vende, felizmente, para a Europa toda praticamente. Só não vendemos para fora da Europa porque nós próprios bloqueamos os mercados. Mas se quisermos, de repente, começar a vender para a China, nós sabemos como o fazer. O mercado online é um complemento ao negócio das lojas físicas.
Se fizermos uma viagem no tempo, àquele início de projeto, alguma vez pensou que a Forte Store teria este sucesso? É motivo de orgulho?
Eu sou bastante ambicioso. Sempre fui. Desde início que sempre quis ter mais lojas, procurar oportunidades de investimento. Felizmente eu sabia o que estava a fazer. Apostei na minha formação, tirando muitos cursos ligados à gestão. Gosto de aprender. Penso que isso traz benefícios para a empresa. Claro que também é importante contratar pessoas qualificadas e dedicadas.
Se me dissessem, no início, que eu, com 42 anos, ia estar a gerir um negócio com 50 lojas, se calhar não acreditava… acharia difícil (risos) Mas o bonito disto é mesmo o percurso. Todo o suor, todas as dores de cabeça, as desilusões… Felizmente, hoje as coisas estão bem estruturadas. Tenho uma equipa fantástica!
Se pudesse definir a Forte Store numa palavra, qual seria?
Podem ser duas palavras? (risos) Forte e Família! Somos uma equipa bastante forte, valente. Juntos fazemos coisas inacreditáveis! E família porque é o conceito que eu quero. Quero que os nossos clientes sintam que estão a fazer compras no “primo bom” (risos). Queremos essa proximidade! Temos lojas em meios pequenos e a realidade é que os clientes nos veem como um membro da família… até vêm desabafar connosco! Como vendemos roupa para toda a família, penso que este é o conceito certo a seguir.