Revista Rua

2021-10-12T16:49:39+01:00 Gastronomia, Sabores

O Alibi está de volta com a promessa de mostrar a essência do Porto

Uma cozinha de confeção simples e um ambiente acolhedor com uma vista privilegiada.
©D.R.
Redação12 Outubro, 2021
O Alibi está de volta com a promessa de mostrar a essência do Porto
Uma cozinha de confeção simples e um ambiente acolhedor com uma vista privilegiada.

Por: Diana Ferreira

O Alibi foi inaugurado em 2020, mas só agora, depois da pandemia o obrigar a fechar portas, tem a oportunidade de se apresentar aos portuenses. Reabre com uma cozinha de confeção simples, um ambiente acolhedor, um serviço de proximidade e uma vista privilegiada para o centro histórico do Porto.

Num cantinho secreto num edifício centenário na rua dos Caldeireiros, o Alibi passa despercebido aos mais distraídos que lá passeiam. Quem passeia com atenção, no entanto, tem acesso a um conjunto de oportunidades no restaurante: uma sala de ambiente contemporâneo e confortável, uma esplanada interior com um jardim vertical e o jardim exterior com uma paisagem digna de postal.

Este restaurante da baixa do Porto apresenta uma carta ideal para o convívio à volta da mesa, onde o respeito pelos sabores autênticos e a qualidade dos ingredientes são uma regra inquebrável. A cargo do chef Bruno Ferreira, o menu evidencia combinações inesperadas e detalhes memoráveis, presentes em sugestões como: as vieiras glaceadas, a tempura de polvo, o arroz do mar ou o creme de espargos brancos com azeite de trufas e amendoins caramelizados. Nas sobremesas, destacam-se a pera cozida em açafrão e especiarias, a panacotta de café ou o fondant de chocolate negro com espuma de maracujá e sorvete de framboesa. Também a carta de vinhos é cuidadosamente selecionada, fazendo questão de incluir diferentes referências nacionais.

O Alibi está aberto para o jantar de segunda a sábado e, para almoço às sextas, sábados e domingos. O proprietário do espaço afirma que a visita ao Alibi pode ser bem distinta, consoante o momento do dia. “Ao almoço temos um ambiente tranquilo e descontraído. À medida que a noite cai e as luzes da cidade começam a aparecer, o restaurante ganha uma envolvência diferente e uma atmosfera ainda mais acolhedora, o que torna a experiência dos nossos clientes ainda mais especial”, diz Miguel Matos, que é também gestor de negócio da YoursPorto, o grupo empresarial por detrás do Alibi.

Ainda no mesmo edifício do restaurante, encontra-se a Alibi Guesthouse, outro projeto do YoursPorto. Em nove quartos que oferecem uma vista única sobre a cidade e todo o conforto em pleno centro histórico do Porto, cumpre-se o objetivo do projeto: mostrar a cidade de uma forma única e apaixonada.

Partilhar Artigo: