O Santar Vila Jardim, localizado em Santar, uma vila portuguesa do Dão, foi o único projeto nacional distinguido no prémio atribuído pelo European Garden Award 2021 e a Schloss Dyck Foundation. O jardim foi também destacado pela T Magazine, do The New York Times, pelo seu património natural, combinado com o carácter cultural e histórico.
Os jardins históricos de Santar foram selecionados como um dos três vencedores na categoria Protection and Development of a Cultural Landscape (Proteção e Desenvolvimento de Paisagens Culturais) do European Garden Award 2021. Os critérios para a atribuição deste prémio têm como base a utilização de métodos inovadores de implementação e gestão, a relevância para o desenvolvimento urbano, sustentabilidade ou envolvimento da comunidade, bem como a elevada qualidade na construção, restauro e manutenção. Trata-se do segundo prémio European Garden Awards para Portugal, com a distinção do Parque de Monserrate em 2017.
O artigo do The New York Times destaca este projeto e reforça a qualidade monumental dos icónicos jardins. O paisagista Fernando Caruncho, cujas obras minimalistas são um marco da land art dos anos 1970, veio acrescentar uma nota contemporânea ao formal jardim de 400 anos, situado na propriedade ancestral em Santar, integrada na região do Dão. Este projeto vem recuperar propriedades antigas, numa tentativa de dar nova vida à vila de Santar, estando acessível a todos os interessados em jardins, viticultura e na aristocracia.