Revista Rua

2019-04-17T16:25:38+00:00 Sabores, Vinhos

O incontornável aroma das vinhas da Quinta do Côtto

Redação
Redação17 Abril, 2019
O incontornável aroma das vinhas da Quinta do Côtto

Por Daniela Veiga

O Quinta do Côtto Vinha do Dote é a mais recente criação vinícola da famosa Quinta do Côtto. Localizada na freguesia de Cidadelhe, a Quinta do Côtto é um nome incontornável no que toca a qualidade vinícola do Douro. A vários séculos de história juntam-se agora novas tradições e aromas que se fundiram num único vinho, o Quinta do Côtto Vinha do Dote, resultado de uma vinha situada fora do casco principal da Quinta do Côtto. As suas videiras, provenientes de vinhas com mais 30 castas e com cerca de 90 anos, são conhecidas pela quantidade reduzida de produção e pela altíssima qualidade e frescura da fruta, graças às condições em que se insere.

A produção vinícola desta quinta foi durante muito tempo canalizada para o vinho do Porto. Todas as outras produções, nomeadamente vinho branco e tinto, destinavam-se a consumo exclusivo da família Montez Champalimaud. Em jeito de curiosidade, esta vinha chegou à família via dote de Rosa Carolina Pinto Barreiros aquando do seu casamento com António Montez Champalimaud em 1865.

A partir de 1932, houve uma modernização das vinhas, privilegiando a produção de vinhos do Douro, tintos e brancos, e Porto Vintage, a partir de castas tradicionais.

Quando Miguel Champalimaud assumiu a liderança das vinhas, estabeleceu um conceito que nos últimos 30 anos tem sido estruturante na vitivinicultura e enologia em Portugal.  A partir deste momento, os vinhos da Quinta do Côtto ganharam personalidade e autenticidade, entrando no mercado vinícola europeu com confiança e reconhecimento dos entendidos.

É este o berço do vinho que lhe herda o nome, o Quinta do Côtto Vinha do Dote. Alguma especiaria, notas de grafite, fruta preta e frutos silvestres abrem o palato, que revela bom volume, taninos maduros e muita frescura a equilibrar o conjunto.

O novo vinho da casa Montez Champalimaud afirma ainda toda a sua personalidade no rótulo, desenhado pelo Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design. A imagem de uma delicada rosa é sobreposta à inscrição recuperada dos tradicionais dotes de casamento, que recordam a memória viva da fundadora da empresa, Rosa Carolina Pinto Barreiros.

Partilhar Artigo: