Revista Rua

2019-02-12T10:47:58+00:00 Cultura, Fotografia

O mundo da fotografia digital – como guardar, o que fazer para imprimir

©Daniel Camacho
Daniel Camacho
Daniel Camacho12 Fevereiro, 2019
O mundo da fotografia digital – como guardar, o que fazer para imprimir

Hoje em dia fotografamos imenso e o que fazemos com as nossas fotografias? Partilhamos? Imprimimos? Apenas armazenamos dados de imagens nos nossos computadores? É preciso ter noção que a imagem precisará de um tratamento diferente no caso de impressão ou de uma simples colocação ou envio por internet.

Depois  de  tirarmos  fotografias  com  as  nossas  máquinas fotográficas,  temos  a  possibilidade  de  as guardar, partilhar na Internet ou imprimir. Estamos a falar de três situações completamente distintas.  Se  a  primeira  opção,  não  requer nenhuma  ação  da  nossa  parte,  as  outras  duas, exigem tratamentos distintos.

Abrindo  um  programa  de  edição  de  imagem,  como por exemplo  o  Photoshop,  temos  três  opções: “Guardar”, “Guardar Como” e “Guardar para Web”.

Se  fizer  edições  e  clicar  em  Guardar, o  que  irá  acontecer,  é  que  irá  perder  a  fotografia original. Guardar Como, serve para gravar a imagem com outro nome, servindo como cópia editada.

No entanto, se quiser colocar as suas fotografias na internet, deverá gravar em “Guardar para Web”,  desta  forma,  consegue  que  as  suas  fotografias  tenham  boa  qualidade para internet, mas mais “leves”, o que fará com que as suas imagens sejam carregadas rapidamente e que seja mais complicado usarem-nas sem o seu conhecimento.

©Daniel Camacho

Tenha  em  atenção  ao  tamanho  da  imagem  para  impressão  a  nível  de  centímetros,  e  para internet a nível de pixéis, bem como da sua resolução no que respeita a dpi (dots per inch). Para internet, coloque a sua imagem com 72dpi e normalmente o tamanho de 1500px lado maior, servirá para a maior parte  dos sites.  Se pretender imprimir por exemplo em A5 coloque 15cm do lado maior e 300dpi e se pretender um tamanho tipo A4, coloque 30cm do lado maior com os mesmos 300dpi para aumentar a qualidade de impressão.

Tenha também em consideração que o espaço de cor em que fotografamos é o RGB (Vermelho, Verde e Azul) e é nesse espaço de cor que os monitores de computador, tablets ou smartphones funcionam. No entanto se tivermos uma impressora em casa, percebemos que a impressão funciona em CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto).

Por vezes achamos que as nossas máquinas fotográficas são boas para imagens na internet, mas as impressões não ficam tão boas quanto pretendemos. Se não fizermos as coisas corretamente, podemos cometer vários erros.

Partilhar Artigo: