Inaugurada a 14 de setembro, na escadaria central do Braga Parque, a exposição Toy Stories traz ao Norte de Portugal as peças do artista plástico inglês Robert Bradford. Esta colorida e original exposição fica patente no centro comercial bracarense até 15 de outubro e apresenta “esculturas irreverentes e cheias de cor, com uma forte componente ambiental”, que prometem surpreender miúdos e graúdos.
Através da utilização de brinquedos, paus de gelado e até fichas de póquer – ou outros materiais inusitados – Robert Bradford cria esculturas originais e já cativou o nosso país ao criar uma peça exclusiva inspirada num dos nossos maiores símbolos: o Galo de Barcelos. Com dois metros, essa peça inédita é uma “representação criativa e original da cultura portuguesa, incorporando elementos tradicionais numa abordagem atual e sustentável, ao mesmo tempo que demonstra a minha visão sobre a importância da preservação cultural e do uso criativo de materiais reciclados na arte contemporânea”, tal como explica o artista.
Nesta exposição patente no Braga Parque é possível visualizar 14 obras de arte, das quais 11 são esculturas criadas a partir de objetos de plástico descartados e reciclados, nomeadamente brinquedos. Há ainda três pinturas que fazem parte da série Trash Art, que integra a bidimensionalidade através de materiais reciclados, desenhos recortados ou postais retro.
Dos animais, aos anjos e soldados, todas as peças contêm um cunho muito próprio, transmitindo energia positiva, assim como uma forte mensagem ambiental.
Recorde-se que o artista Robert Bradford é formado em pintura e mestre em cinema pela Royal College of Art. É um artista britânico com 77 anos, que já trabalhou em áreas tão distintas como a saúde mental ou as artes cinematográficas. O trabalho em arteterapia inspirou-o e deu-lhe uma nova perspetiva e visão de vida, o que o levou a reaproveitar brinquedos e resíduos, dando-lhes uma nova forma e significado.