
O chef de cozinha, Carlos Afonso, apresenta o mais recente projeto gastronómico: OITTO. É no coração do Chiado que se abrem as portas de um novo restaurante dedicado à gastronomia portuguesa, a partir do respeito pela cultura, tradição e produtos nacionais, enaltecendo os sabores e os aromas.
Neste novo projeto, o chef Carlos Afonso aposta na cozinha portuguesa de conforto. “Começou como um sonho, num almoço inesperado, e mais tarde materializou-se, assente nos melhores ingredientes e numa técnica de precisão”, como é possível ler-se no comunicado de apresentação do OITTO. A carta é harmonizada com uma vasta sugestão de bebidas, salientando a degustação de diversos ingredientes nacionais.
Para o chef: “Um restaurante onde podemos pedir um croquete, comer um pato escabeche ou um arroz de forno a partilhar e terminar com um bife à portuguesa ou uns ovos mexidos com espargos e beber um bom vinho e no final uma mousse com cheirinho, num ambiente que se quer sofisticado, mas também leve, jovem e casual. Um restaurante de produtos, receitas e cozinha portuguesa”.
O OITTO assume-se como um espaço “democrático e acessível, envolvido num ambiente acolhedor, elegante e confortável para que o cliente possa desfrutar das propostas do chef em pleno, com um serviço de sala cuidado e profissional e que, acima de tudo, privilegia a qualidade dos produtos selecionados”.
Partindo da cozinha tradicional portuguesa, o OTTO procurou adaptar-se às necessidades do mercado, apostando numa “cozinha desconstruída”. A carta privilegia produtos locais e é inspirada na gastronomia tradicional portuguesa, com a interpretação do chef que aporta toda a sua experiência e percurso internacional.
O espaço conta com diferentes zonas, pensadas para proporcionar experiências distintas: o Gastrobar dispõe de uma carta de bebidas original, a Mesa do Chef está disponível para reservas para grupos e a Esplanada encontra-se no Largo do Picadeiro.