
Por Sara Araújo
Juntamente com outras dez Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, Braga lançou uma chamada à participação de artistas, naturais ou residentes da cidade, para desenvolverem um projeto de colaboração artística online. O vencedor bracarense da iniciativa, com o nome City to City: Human Responsibility, foi o músico João Carlos Pinto.
Em tempos desafiantes para todo o setor artístico, o músico mostra-se contente pela oportunidade: “Poder manifestar-me artisticamente no decorrer de uma pandemia é algo extremamente gratificante, motivador e, acima de tudo, pertinente”. Reforça, ainda a importância do tema da iniciativa, a responsabilidade humana: “Acho interessante o ‘cerco’ feito à Humanidade, a obrigatoriedade de colocar o foco em nós e na nossa ‘Responsabilidade’”. Espalhada um pouco por todo o mundo, desde as Cidades de Austin ao Japão, esta iniciativa visa reunir esforços de várias cidades para garantir o apoio às artes e à criação artística.
Como prémio, o músico recebeu uma bolsa no valor de mil euros para investir no seu projeto e a possibilidade de colaborar, digitalmente, com Sarah Degenhardt, vencedora da cidade de Karlsruhe, na Alemanha. O projeto final vai ser apresentado online, em dezembro.