Revista Rua

2019-10-09T16:51:40+00:00 Atelier, Bazar

Orikomi: este candeeiro é amigo do ambiente

A coleção surge numa criativa oferta de cores e padrões – tons neutros, pastel e um padrão tropical – de fácil e versátil instalação.
Redação
Redação9 Outubro, 2019
Orikomi: este candeeiro é amigo do ambiente
A coleção surge numa criativa oferta de cores e padrões – tons neutros, pastel e um padrão tropical – de fácil e versátil instalação.

Texto: Inês Rodrigues

Já imaginou um candeeiro amigo do ambiente? O novo candeeiro de parede Orikomi é o primeiro produto da marca portuguesa com transporte totalmente livre de carbono e com embalamento ecológico, recorrendo a materiais compostáveis e reciclados.

A marca Orikomi foi criada em novembro de 2013 com o objetivo de angariar fundos para a Associação sem fins lucrativos – Adobe for Women, cujo objetivo é apoiar 20 mulheres mexicanas a construírem as suas próprias casas e baseia-se em desenvolver produtos que conjuguem técnicas de origami com iluminação. Ana Morgado e Carmo Caldeira, arquitetas de formação, são as responsáveis pela marca, e em janeiro de 2014, surpreendidas com o sucesso de Orikomi, decidiram seguir em frente com a marca.

As peças Orikomi são cuidadosamente feitas à mão, em papel de alta qualidade, tendo uma grande variedade de cores e combinações disponíveis. Com uma pegada ecológica positiva uma vez que são feitos à mão, requerem um baixo consumo energético, visto que só podem ser utilizados com lâmpadas LED ou económicas, e no fim da sua vida podem ser completamente reciclados.

A marca Orikomi vende para Portugal e para o mundo inteiro, sendo que o maior volume de vendas se destina à Europa mas também a países como EUA e Austrália.

A Orikomi associa-se à Carbonfund.org, por forma a garantir que as emissões de carbono provenientes do transporte dos seus candeeiros sejam compensadas, por esta empresa, através de projetos tais como a conservação da floresta da Amazónia ou o tratamento de água contaminada no Quénia. Esta parceria permite à Orikomi reforçar uma das características do seu ADN, a aposta na sustentabilidade em todos os seus produtos. Esta coleção vem complementar a oferta existente, mantendo-se fiel ao espírito Orikomi.

A coleção surge numa criativa oferta de cores e padrões – tons neutros, pastel e um padrão tropical – de fácil e versátil instalação possui várias posições de encaixe (variando a distância do candeeiro à parede). Também o fio elétrico deste modelo, um cabo elétrico têxtil, é pensado numa perspetiva estética de elegância e adaptabilidade, disponível em dois comprimentos e três cores diferentes (branco, amarelo e cinza).

Esta coleção está já à venda no site da marca com um preço que varia entre os 84 a 94€.

Partilhar Artigo: