Revista Rua

2021-11-19T14:17:30+00:00 Histórias

Os 10 museus portugueses mais procurados em 2021

Os museus portugueses a não perder em 2021.
Redação19 Novembro, 2021
Os 10 museus portugueses mais procurados em 2021
Os museus portugueses a não perder em 2021.

Portugal conta com excelentes artistas, designers e arquitetos. Como tal, os frios meses de inverno que se aproximam tornam o momento perfeito para descobrir o património cultural do nosso território nacional, visitando um dos muitos museus e galerias de arte disponíveis.

Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, analisou a popularidade dos museus e galerias portuguesas na Internet, tendo em conta o número de comentários, a classificação e o volume de pesquisa. Estes são os museus que mais inspiram os amantes de arte e história, que visitam estes edifícios para enriquecer os seus conhecimentos.

1. Museu Calouste Gulbenkian | Score: 10.00

O museu mais procurado pelos portugueses. Este importante museu foi construído entre 1964 e 1969 e ampliado para incluir um museu de arte moderna em 1984. As exposições permanentes são organizadas de acordo com uma ordem geográfica e cronológica e há duas visitas guiadas a visitar. Na primeira visita, são exibidas obras orientais e clássicas da arte egípcia, mesopotâmica, islâmica, arménia e do Extremo Oriente. Na segunda excursão pode ver arte europeia, esculturas, pinturas e artes decorativas, bem como a obra de René Lalique.

2. Museu da Marinha | Score: 8.05

Em segundo lugar, encontramos o museu da Marinha. É um dos mais importantes museus da Europa, evocando o domínio de Portugal sobre os mares. Conta com uns colossais 17.000 artigos e incluem modelos de navios dos Descobrimentos Portugueses em diante. A exposição mais antiga é uma figura de madeira representando o Arcanjo Rafael que acompanhou Vasco da Gama na sua viagem à Índia.

3. Museu Nacional dos Coches | Score: 7.92

No lugar mais baixo do pódio, o museu Nacional dos Coches. Um dos mais visitados de Lisboa, com 6.580 comentários no Google e com uma enorme história. Alberga a extensa coleção de carruagens pertencentes à família real portuguesa e à nobreza. Atualmente o museu tem a reputação de possuir uma das melhores e mais valiosas coleções de carruagens históricas do mundo, com muitos exemplos que vão desde o século XVI até ao século XIX. Há mais de 40 carruagens maravilhosamente trabalhadas e extravagantemente decoradas em exposição.

4. MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) | Score: 7.88

Em quarto lugar, situado em Lisboa, encontramos o MAAT. O campeão das pesquisas na Internet com mais de 8000 pesquisas. Acabado de construir em 2016, este magnífico museu de 12 metros de altura, apresenta uma fachada em forma de onda branca como uma lembrança da história do país como uma nação marítima. Azulejos modernos de cor clara, alguns dos quais tridimensionais, foram também utilizados para ecoar a tradição dos azulejos portugueses. O interior do edifício também combina antigo e novo, já que uma parte está localizada numa antiga central elétrica e uma parte num novo edifício. A parte da central elétrica inclui exposições sobre ciência e apresenta uma exposição permanente chamada Circuito da Central Elétrica, que dá um vislumbre da história da central através da sua maquinaria. Na nova parte do MAAT encontrará mais de 200 obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais.

5. Museu Nacional do Azulejo | Score: 7.46

Um dos aspetos mais notáveis da arquitetura de Lisboa são os seus azulejos. Se não quiser andar por toda a cidade à descoberta dos mesmos, tem aqui uma ótima oportunidade para os ficar a conhecer. O museu está cheio de azulejos de todas as cores e tamanhos, alguns dos quais datam do século XV. Uns simples, com azulejos individuais decorados com flores ou veleiros, outros são perfurados para criar grandes murais crónicos de pessoas ou histórias impregnadas de história.

6. Museu Nacional de Arte Antiga | Score: 7.35

O museu Nacional de Arte Antiga encontra-se em sexto lugar. Os tesouros abundam neste museu, onde pinturas, esculturas, mobiliário, cerâmica, têxteis, ouro e prataria captam a história fascinante de Portugal desde a Idade Média até ao século XIX. Difícil escolher as peças de maior interesse neste museu, por isso deixamos algumas: As Telas Japonesas do século 16 que mostram os portugueses a chegar ao Japão, também dessa época estão as Presas Esculpidas de origem afro-portuguesa, baús indo-portugueses e amostras de porcelana chinesa enviadas para Lisboa e por último, a natureza morta com frutas de António de Pereda em 1650.

7. Museu Coleção Berardo | Score: 6.24

Este museu tem a coleção de arte moderna e contemporânea mais aclamada de Lisboa que é também reconhecida como uma das melhores da Europa. Criado em 2007 para expor cerca de 1000 peças da coleção de Berardo, oferecendo uma perspetiva global das artes visuais desde o século XX até aos nossos dias, com ênfase na arte europeia e americana. Alguns dos artistas representados incluem Andy Warhol, Picasso, Joan Miró, Jeff Koons, e Paula Rego. As suas peças estão espalhadas por dois andares, e consistem em pinturas, escultura, fotografia e instalações.

8. Museu de Arte Contemporânea de Serralves | Score: 5.44

Com mais de 4000 comentários e uma pontuação de 4,4, o museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta-se como um dos mais procurados museus de Portugal. Inaugurado a 6 de Junho de 1999 e localizado no Parque de Serralves, este museu é um dos mais importantes museus em Portugal, exclusivamente dedicado à arte contemporânea nacional e internacional. Desenhado para minimizar o seu impacto na envolvência e a integrar-se plenamente com o histórico Parque de Serralves. No total, o edifício do museu contém catorze galerias com uma área total de 4.485 metros quadrados, as galerias são bastante diversas em altura, tamanho e morfologia.

9. Museu do Fado | Score: 5.06

“O fado sente-se, não se compreende, nem se explica”, Amália Rodrigues. Sendo o fado o nosso legado musical, o museu apresenta-se como um dos mais importantes no território português. Situado em Alfama, o museu fornece informações sobre a história do Fado em diferentes exposições. Na exposição interativa pode viajar pela história e ouvir fado de diferentes décadas, descubra séculos de história que ainda hoje mantêm a herança viva.

10. World of Discoveries | Score: 5.00

Em último lugar temos o World of Discoveries no Porto. Este museu é um dos melhores do Porto, especialmente para famílias com crianças. É um museu moderno, divertido e interativo que introduz a Era dos Descobrimentos de Portugal aos seus visitantes. O ponto alto da visita ao museu é um passeio de barco que o leva a África, América do Sul, Índia, China e Japão.

Metodologia:

Esta classificação foi criada em Novembro de 2021. Foram considerados mais de 130 museus, em Portugal, para este artigo. A classificação foi elaborada com base no número de comentários no Google, a classificação e o volume de pesquisa. Com estes números e valores criou-se, então, uma classificação final dos museus mais procurados, em 2021, em Portugal.

Partilhar Artigo: