Revista Rua

2019-03-16T17:12:26+00:00 Negócios

Os azulejos surreais de Luca

Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira16 Março, 2019
Os azulejos surreais de Luca

O surrealismo dos sonhos do italiano Luca Colapietro encontrou a tela perfeita nos azulejos portugueses. Dos símbolos da nossa cultura aos detalhes de inspiração diversa, a Surrealejos é uma obra-prima com infinitas possibilidades de utilização. Uma sugestão original para os amantes de design contemporâneo.

A história de Luca Colapietro começa como tantas outras… com um “era uma vez”. Era uma vez um homem italiano apaixonado pelas artes surrealistas que, em viagens, encontrou Lisboa, a capital de um país cuja riqueza artística, principalmente a nível de artesanato, o deixou rendido. De malas e bagagens, mudou-se para Lisboa há cerca de quatro anos, deixando que o ambiente harmonioso, entre realidade e sonho, o inspirasse. O resultado dessa inspiração está à vista no número 5 da Calçada de Santo André – ou em todas as plataformas digitais: Surrealejos, uma arte que liga o azulejo português com o surrealismo típico do design de Luca Colapietro.

Dando uma nova interpretação à tradição dos azulejos em Portugal, Luca Colapietro apresenta hoje um portefólio variado, utilizando elementos icónicos da cultura lusa, como as sardinhas, o galo de Barcelos, o elétrico ou os cravos vermelhos, juntamente com outros símbolos “surreais” que têm algum significado para Luca – sejam detalhes da cultura italiana ou das memórias das suas viagens.

Inspirando-se nos seus próprios sonhos, tal como Salvador Dalí e a base do movimento surrealista, o italiano Luca recorre a uma técnica diferente da tradicional para a impressão das suas imagens no azulejo. A técnica consiste em fazer uma digitalização das imagens escolhidas, imprimi-las num papel especial para serem sobrepostas no azulejo e levar ao forno durante cerca de dez minutos. “Comecei com os azulejos individuais (pattern), depois com os painéis e agora estou a expandir o projeto para peças de esculturas, têxtil e design de interiores”, destaca Luca, colocando em evidência a versatilidade dos azulejos que cria: mesas, cadeiras, quadros, etc. para carimbar um ambiente surrealista em cozinhas, salas, quartos e até casas de banho!

As peças da Surrealejos estão disponíveis para compra no atelier em Lisboa, no site ou em locais parceiros em Milão, Londres ou Paris. Todas as informações podem ser encontradas em www.surrealejos.com.

Partilhar Artigo:
Fechar