Revista Rua

2019-11-22T17:45:47+00:00 Gastronomia, Radar, Sabores

Os novos sabores quentes da carta do Astória

Com o tempo chuvoso e o frio que se faz sentir, a nova carta do Astória oferece deliciosas combinações quentes para reconfortar o estômago e a alma.
Redação
Redação22 Novembro, 2019
Os novos sabores quentes da carta do Astória
Com o tempo chuvoso e o frio que se faz sentir, a nova carta do Astória oferece deliciosas combinações quentes para reconfortar o estômago e a alma.

Texto: Inês Rodrigues

Nas novas propostas gastronómicas do Astória, localizado na Praça da Liberdade, no Porto, o chef Paulo Leite mantém-se fiel ao conceito da modern portuguese cuisine, no entanto, propõe pratos que combinam na perfeição com as estações mais frias do ano.

O inverno chegou em peso e nada melhor do que o conforto dos sabores quentes enquanto aprecia as cores outonais que dominam a vista para a Avenida dos Aliados. Uma sopa de cogumelos selvagens para dar início à refeição. Nas entradas poderá ainda optar por atum, burrata e dióspiro, cherovia, castanhas e azeitona galega, foie-gras e chanterelles ou salada de lavagante e bivalves.

Com inúmeras sugestões como prato principal, que vão desde tamboril, couve lombarda e dashi de porco, bacalhau, aipo e castanhas, até a Pato Real, beterraba e trufa negra, ou barriga de porco, cenoura e laranja e entrecôte nacional maturado, o menu do Astória é imperdível. Mas as opções não terminam aqui: o chef sugere ainda o arroz de peixes e crustáceos, ou faisão, cogumelos e trufa, duas sugestões onde os sabores da época se fundem com a autenticidade e o requinte. Como opção vegan, couve-flor e agrião é a melhor escolha, ligeira, mas irresistível. Além disso, há ainda pratos a sair diretamente do forno a carvão, como o Bife Ribeye, Tournedos ou Lavagante. Para completar o prato principal, há acompanhamentos para todos os gostos: arroz pilaf, puré de batata assada, batata frita, legumes da época, salada verde, e muito mais.

Se é fã de uma bela sobremesa tem à disposição uma panóplia de propostas como soufflé de banana e chocolate; amarena e leite de cabra; chocolate, caramelo e amendoim; uvas e vinho do Porto.

Convém ainda referir que pode optar pelo Menu Astória, composto por duas entradas, um prato principal de carne ou peixe e uma sobremesa, por 45€/pessoa ou pelo Menu de Degustação, constituído por duas entradas, um prato de peixe, dois pratos de carne e duas sobremesas. Dois menus que foram totalmente redesenhados para esta estação.

Esta é a terceira carta apresentada pelo chef Paulo Leite, que está no comando da cozinha do Astória desde do início do ano. O maestro do restaurante do hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas foi vencedor de estrelas do Guia Michelin no Rio de Janeiro e em São Paulo, durante dois anos consecutivos.

Partilhar Artigo: