Revista Rua

2019-08-20T18:46:01+00:00 Negócios

Oupas! Design, um mundo criado à luz da fantasia

Joana Croft, Sofia Farinha Gomes e Cidália Abreu são os rostos do atelier Oupas!Design, sediado no Porto.
Fotografia ©Nuno Sampaio
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira12 Agosto, 2019
Oupas! Design, um mundo criado à luz da fantasia
Joana Croft, Sofia Farinha Gomes e Cidália Abreu são os rostos do atelier Oupas!Design, sediado no Porto.

São reconhecidas pelas magníficas peças em papel e cartão, que invadem montras e eventos e dão um toque especial a qualquer espaço. Joana, Sofia e Cidália são o rosto do Oupas! Design, um atelier que explora a criatividade… em grande escala!

Sofia Farinha Gomes, Joana Croft e Cidália Abreu ©Daniel Sommer

A história do Oupas! Design começa quando Joana Croft, Sofia Farinha Gomes e Cidália Abreu, amigas do curso de Design na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão, em Vila do Conde, se juntam para dar vida a um projeto que, a pouco e pouco, foi ganhando dimensão – quase sem elas darem por isso. O seu pequeno mundo, no âmbito da incubadora de projetos na faculdade, depressa saiu dos contornos dos seus desenhos e, hoje, o Oupas! (que é como quem diz “‘bora lá!”) é um exemplo do talento português para a arte manual. Moldando as suas peças conforme os pedidos, o Oupas! Design vai muito além das propostas a nível de design gráfico. Ora vejamos o seu portefólio: começamos por destacar o surpreendente pavão para a montra da marca Hermès na relojoaria Marcolino, no Porto; depois, as 30 lagostas criadas para promover a Cervejaria Ribadouro, em Lisboa; a montra da Josefinas, em Nova Iorque, é outro exemplo, assim como a decoração do catálogo da coleção primavera-verão de 2018 da Eureka Shoes; realçamos ainda o projeto para o perfume da Claus Porto, marca que se rendeu à criatividade das três amigas. Tudo isto feito em papel e cartão… à mão! “A manualidade esteve sempre presente nos nossos projetos, mesmo se fosse um cartaz. Por exemplo, até o nosso primeiro website foi “construído” com peças que fizemos manualmente e depois animamos no computador. O trabalho manual estava sempre primeiro”, contam-nos.

Tendo já assinado trabalhos para a Ivity, de Carlos Coelho, para a Thought For Food Global Summit, para a Livraria Lello, para o Turismo de Portugal, para a Zippy, para a The Laces Company, entre muitas outras marcas ou empresas, o Oupas! Design continua a destacar-se como um atelier de design com uma linguagem intuitiva e natural, criativa e surpreendente. “Trabalhamos sobretudo para a decoração de eventos e para a decoração de montras. O papel e o cartão são muito versáteis e, por isso, é fácil para nós transpormos as nossas ideias para diferentes áreas – até para trabalhos digitais, como vídeos ou publicidade. É engraçado quando nos desafiam!”, explicam.

Com vários projetos em mãos, incluindo dois fora de portas, nomeadamente em Barcelona e em Basileia, o atelier Oupas! mantém-se em constante estado de inspiração. E, a todos aqueles que se apaixonaram pelas suas peças em papel ou cartão, atenção: poderão estar prestes a surgir novidades, uma loja online com icónicas peças disponíveis para compra. Quem não quer aprimorar a sua decoração com as ideias incríveis da Joana, da Sofia e da Cidália?

Partilhar Artigo: