Revista Rua

2021-07-28T14:44:28+01:00 Cultura, Pintura

Perve Galeria anuncia a primeira grande exposição individual de Ivan Villalobos

A exposição "Lenda e Metamorfose Neofigurativa" estará patente na galeria até ao dia 18 de setembro.
©D.R.
Maria Inês Neto28 Julho, 2021
Perve Galeria anuncia a primeira grande exposição individual de Ivan Villalobos
A exposição "Lenda e Metamorfose Neofigurativa" estará patente na galeria até ao dia 18 de setembro.

A Perve Galeria inaugurou a primeira grande exposição individual do artista chileno Ivan Villalobos, contado com cerca de 80 obras inéditas. A exposição Lenda e Metamorfose Neofigurativa estará patente na galeria até ao dia 18 de setembro – data comemorativa do Dia da Independência do Chile.

Entre as várias obras, destacam-se ainda pinturas e desenhos do artista, realizados no decorrer da sua residência artística em Portugal, na Perve Galeria, entre os meses de maio e julho. Através da nova exposição, Ivan Villalobos procurou explorar a relação entre o território surrealista e o automatismo psíquico num contexto de modernidade dos tempos. Ao percorrer as seis salas que abraçam a exposição, é possível viajar num imaginário habitado por personagens que se expressam por uma corporeidade excessiva e denunciadoras de um mundo interior cheio de vida, onde tudo está em constante e contínua transformação.

Com curadoria de Carlos Cabral Nunes, Lenda e Metamorfose Neofigurativa reúne algumas das obras mais reconhecidas de Ivan Villalobos que nos transportam para um mundo inconsciente e criativo, habitado pelo invulgar e mutável. No trabalho do artista chileno, saltam-nos à vista vários pontos que remetem para um pesar de mortalidade, sentido pela figuração ou desfiguração do corpo, ainda que não abale a vivacidade desse mundo imaginado e repleto de significado.

O artista chileno recorre à pintura enquanto meio de autoexploração psicológica, criando cenários nos quais nada é previamente estabelecido. Representado há três anos pela Perve Galeria, Ivan Villalobos integra ainda uma exposição coletiva, Uma Outra Forma de AR(te), que se encontra simultaneamente patente até 18 de setembro, na Casa da Liberdade – Mário Cesariny. Para esta exposição, Ivan Villalobos colaborou com os artistas Javier Félix e Ivo Bassanti. A Galeria Perve tem desempenhado um papel importante no reconhecimento internacional do artista, através da apresentação da sua obra em feiras de arte de renome, entre elas: Art Dubai, London Art Fair, Drawing Room e JustMad.

A exposição é de entrada gratuita, visitável de terça a sábado.

Partilhar Artigo: