Revista Rua

2020-09-22T15:22:14+00:00 Cultura, Pintura

Perve Galeria assinala 20 anos com uma homenagem ao centenário de Cruzeiro Seixas

©D.R
Redação
Redação16 Setembro, 2020
Perve Galeria assinala 20 anos com uma homenagem ao centenário de Cruzeiro Seixas

No âmbito da celebração dos 20 anos da Perve Galeria, em Alfama, será inaugurado um ciclo comemorativo que contará com mais de uma centena de obras de arte, permitindo revisitar outras tantas exposições que a instituição tem vindo a apresentar desde o início. As diversas exposições estão disponíveis para visita até dia 19 de dezembro, complementando com uma experiência virtual.

A exposição Diálogos 2.0 arranca a 19 de setembro, assinalando a reabertura da galeria depois de um período de encerramento necessário, e contará com uma componente interativa online, destacando várias personalidades nacionais e internacionais. Esta mostra terá ainda algumas obras previamente expostas na secção Dialogues, da London Art Fair 2020, e nunca apresentadas em Portugal. Esta exposição estará patente até 19 de dezembro.

Este ciclo comemorativo é apresentado também como um tributo a Cruzeiro Seixas, no centenário do nascimento deste que é um dos mais destacados artistas nacionais e que viria a colaborar com a galeria desde o início, tendo sido ainda responsável por algumas das suas marcantes exposições. A exposição Construir o Nada Perfeito é inaugurada a 19 de setembro, entre as 15h00 e as 21h00, na Casa da Liberdade – Mário Cesarinhy.

De 21 de setembro até ao último dia do ciclo comemorativo, será possível visitar a exposição sobre o artista surrealista português, Figueiredo Sobral, na aPGn2 (em Alcântara). Figueiredo Sobral, Retrospetiva de um Mestre é uma exibição que anuncia a criação artística deste artista multifacetado. Segue-se a Coleção LusoFonias que se constitui como uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea dos países de língua portuguesa.

São duas décadas de divulgação das artes visuais, numa comemoração que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e de vários embaixadores oriundos de diversos países cujos artistas têm sido promovidos pela instituição. Para além das dezenas de apresentações, inteiramente dedicadas a artistas nacionais e dos PALOPS, a Perve tem ainda participado em diversas feiras internacionais, que acontecem em Madrid, Londres, Paris, Nova Iorque ou até no Dubai.

As exposições estão patentes até ao dia 19 de dezembro. Visando respeitar as normas aconselhadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a galeria dispõe de visitas guiadas sujeitas a uma duração máxima de uma hora e cuja marcação deve ser efetuada previamente, através deste link. O horário de funcionamento da Galeria é das 14h00 às 20h00, de segunda a sábado.

Partilhar Artigo: