Revista Rua

2021-05-18T14:22:14+01:00 Cultura, Outras Artes

Perve Galeria homenageia Cruzeiro Seixas com exposição de obras inéditas em Madrid

O livro-objeto artístico de Cruzeiro Seixas é apresentado hoje, 18 de maio.
©D.R.
Redação18 Maio, 2021
Perve Galeria homenageia Cruzeiro Seixas com exposição de obras inéditas em Madrid
O livro-objeto artístico de Cruzeiro Seixas é apresentado hoje, 18 de maio.

A Perve Galeria irá integrar a 6ª. edição da feira de arte, Drawing Room Madrid, que decorre de 26 a 30 de maio, no Palácio de Santa Bárbara. Numa edição limitada a 13 galerias, a proposta apresentada pelo diretor artístico da Perve Galeria, Carlos Cabral Nunes, presta um tributo ao mestre surrealista, através de uma exposição antológica, onde estarão algumas das obras mais inéditas de Cruzeiro Seixas, entre desenhos, correspondência e poesia.

Em diálogo com obras de Ivan Villalobos e Javier Felix, dois artistas sul-americanos com quem Cruzeiro Seixas privou em vida e cuja obra plástica reflete um dualismo entre o onírico e a psicanálise. Os dois artistas propõem-se a criar, durante os dias da feira, um trabalho colaborativo, partindo da obra de Cruzeiro Seixas.

Esta proposta da Galeria no âmbito da Drawing Room Madrid surge do Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas, que aconteceu em Lisboa e contou com três núcleos expositivos dedicados unicamente às cinco décadas de produção artística e literária do autor. Esta coletânea de obras inéditas parte agora para Madrid, nesta que é uma feira dirigida ao suporte predileto do artista: o papel.

A propósito da exposição que enaltece a importância do artista no panorama artístico e também na história da arte contemporânea portuguesa, Carlos Cabral Nunes homenageia o legado de Cruzeiro Seixas, evidenciando a sua capacidade de extrapolar fronteiras geracionais e geográficas, influenciando a produção artística dos muitos com quem se cruzou ao longo da vida.

A edição Drawing Room Madrid deste ano regressa com muitas novidades, sendo que, para além do caráter exclusivo e presencial, permite que galerias de todo o mundo apresentem os seus artistas num formato virtual, de 15 a 30 de maio. Para além dos três artistas mencionados, a Perve Galeria apresenta, ainda na componente online, obras de Alfredo Benavidez Bedoya, Ernesto Shikhani, Figueiredo Sobral, João Ribeiro e Teresa Balté.

Neste evento acontecerá ainda o lançamento inédito do livro-objeto artístico, Rei Artur Surreal, uma edição póstuma limitada a 100 exemplares e que é composta por Sem Pés Nem Cabeça: Poemas, Desenhos e Desaforismos de Cruzeiro Seixas. A aquisição desta edição artística decorre até dia 31 de maio, mediante pré-reserva.

Partilhar Artigo: