Revista Rua

2019-01-30T14:49:50+00:00 Bússola, Viagens

Pirenéus de Lleida: um destino de inverno para toda a família

Se é apaixonado pelas montanhas e pelo ski, uma viagem aos Pirenéus de Lleida tem de estar nos seus planos para este inverno.
Redação
Redação24 Janeiro, 2019
Pirenéus de Lleida: um destino de inverno para toda a família
Se é apaixonado pelas montanhas e pelo ski, uma viagem aos Pirenéus de Lleida tem de estar nos seus planos para este inverno.

Entre Andorra e a fronteira francesa, os Pirenéus de Lleida (Lérida) são destacados como um dos mais importantes destinos de inverno de Espanha. A qualidade da sua neve e as instalações de última geração de reputação internacional são motivos de atração para profissionais e apreciadores dos desportos de inverno. Com uma oferta variada, a temporada de inverno, até 22 de abril, está pronta para receber os apaixonados pela montanha.

Os Pirenéus oferecem 11 estâncias de ski, 245 pistas alpinas, 78 teleféricos, mais de 110 km de superfície repleta de neve nas estações de ski alpino, 1415 canhões de neve, 900 monitores e cerca de 26 mil locais para alojamento. Os números são mais ou menos estes, mas de que vale saber a teoria se nunca viveu a prática? Aventure-se na montanha e vá esquiar num dos mais famosos destinos de neve do mundo.

Os Pirenéus de Lleida são ricos em opções: tem adrenalina para quem procura a aventura dos desportos na neve, tem a tranquilidade para quem procura relaxar ou passear em família, tem a beleza para quem se contempla só de olhar para a maravilhosa paisagem invernosa. Com esta oferta variada, os Pirenéus de Lleida têm a capacidade para receber mais de 110 mil esquiadores por hora e os seus 11 resorts são o refúgio perfeito depois de um dia de atividades. O mais conhecido chama-se Baqueira Beret e é o único da Península Ibérico localizado na encosta norte dos Pirinéus, o que permite a abundância de neve durante toda a temporada de inverno. Depois, o Tavascan, no Parque Natural Alt Pirineu, especializado em ski nórdico, é a opção indicada para quem procura aventura porque oferece a prática de freeride e ski de montanha. Para os iniciantes e as famílias, as sugestões podem ser o Espot Esquí, o PortAiné ou o Port del Comte (este último é perfeito para esquiadores iniciantes). Depois, é de realçar o Boï Taull, considerada a melhor estância espanhola nos World Ski Awards 2018. Tem a pista mais elevada dos Pirenéus catalães, em Puig Falcó (2751 metros) e é um destino imperdível para esquiadores de todos os níveis. Relativamente aos passes de ski (fortfaits), os preços para Boï Taull são tabelados por dia e oferecem promoções significativas na compra de passes para mais de dois dias, assim como para os chamados passes temporada.

Mais a sul, no Vale Castellbò, a estação de ski de Sant Joan de l’Erm tem mais de 50 km de pistas de ski cross-country, mesmo em pleno coração da floresta. Com vários níveis de dificuldade, as pistas dividem-se entre os pinheiros e permitem uma sensação de liberdade única, ideal para reoxigenar corpo e mente. É uma visita aconselhável!

Para os mais pequenos, as atividades desportivas na neve são sinónimo de diversão e, por isso, nos Pirenéus de Lleida existem várias atividades inéditas para as crianças. Cursos de iniciação de ski e snowboard, praticar snowmobile ou arvorismo, brincar na pista de gelo ou experimentar veículos todo-o-terreno são opções que podem ser facilmente encontradas. O Port del Comte é talvez o resort em destaque para os miúdos, uma vez que dispõe de um grande snowpark, com tubbys (boias de neve), cobra gliss (trenó) ou cães de trenó. Mas os resorts Aransa, Lles de Cerdanya e Tuixent-LaVansa são também muito family friendly, oferecendo várias pistas e níveis para principiantes e introduzindo-os ao ski cross-country.

Se procura mais sugestões, pesquise aqui.

Partilhar Artigo: