Revista Rua

2018-08-20T12:15:12+00:00 Desporto

Ponte de Lima é destino de eleição para amantes de cavalos

Micaela Costa
Micaela Costa2 Julho, 2018
Ponte de Lima é destino de eleição para amantes de cavalos

Tendo já raízes bem vincadas na região do Minho, a tradição equestre levou à criação da Feira do Cavalo em Ponte de Lima. Esta cidade apresenta-se como um “Destino Equestre Internacional” e um local de excelência para cavaleiros e coudelarias que participam nos eventos equestres como o Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima, campeonatos nacionais de Atrelagem, Horseball e saltos de obstáculos. Esta feira acaba, então, por atrair um grande número de visitantes e expositores, contando com a presença de criadores de cavalos e raça nacionais e estrangeiros.

O Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima deu-se no segundo fim de semana de junho e, apesar, das condições de tempo não serem as ideais, a comissão organizadora e o recanto desportivo mereceram elogios dos cavaleiros e proprietários de cavalos. O português António de Matos de Almeida e o seu cavalo Manhattan foram os grandes vencedores do prémio que deu como encerrado o CSI 2018. O cavaleiro português de 36 anos, em 2015, sagrou-se Campeão Nacional de Saltos de Obstáculos, tendo ficado em terceiro lugar no ano passado. Em 2017, ganhou ainda os prémios de Melhor Cavaleiro Português do CSIO Lisboa, Melhor Cavaleiro Português do Grande Prémio e Epicor da Gandarinha e Melhor Cavalo Português do CSIO Lisboa. Em maio deste ano, para além da vitória em Ponte de Lima, ficou em segundo lugar no CSI de Barcelos.

Já a Feira do Cavalo, que este ano aconteceu de 28 de junho a 1 de julho, foi premiada pelo Turismo de Portugal, transformando a cidade de Ponte de Lima num local de grande dinâmica desportiva, cultural e turística, tendo conquistado um lugar cimeiro ao nível dos grandes eventos equestres. Já foi também classificado como Evento do Ano pelos Prémios Alto Minho Business Awards 2017. No ano corrente contou com o Concurso Internacional de Dressage, Concurso de Modelo e Andamentos, Critérios de Cavalos Novos, Campeonato de Portugal de Dressage Senior e Para-dressage, entre outros.

No mês de agosto acontecem ainda os Jogos Equestres, na Expolima. Segundo os organizadores do evento “trata-se de um novo formato de evento equestre, apoiado num conceito inovador, em busca de mais uma marca de sucesso”. Durante cerca de uma semana, o recinto da Expolima será o palco de várias provas de um conjunto de modalidades equestres. Paralelamente às modalidades federadas, haverá um programa para os amantes deste desporto que não sejam profissionais, para que consigam participar ativamente neste evento. A segunda edição deste evento contará com Provas de Saltos, Dressage, Passeio a Cavalo, entre outros, e começa no dia 15 de agosto.

Partilhar Artigo:
Fechar