Revista Rua

2021-01-06T12:31:44+00:00 Negócios

Por dentro da GANT com Martin Mattson

“Estamos numa emocionante jornada com o intuito de rejuvenescer a nossa marca”, afirma-nos o managing director da GANT Iberia.
Coleção de inverno da GANT
Andreia Filipa Ferreira6 Janeiro, 2021
Por dentro da GANT com Martin Mattson
“Estamos numa emocionante jornada com o intuito de rejuvenescer a nossa marca”, afirma-nos o managing director da GANT Iberia.

Roupas com cortes clássicos, cores neutras, tecidos nobres e elementos atemporais, bem ao jeito Gossip Girl e ao estilo de vida americano. É assim que podemos descrever ao nosso leitor o estilo preppy, perpetuado desde 1949 pela GANT, uma marca sueca muito bem conhecida pelo consumidor português. Com a falência do grupo Ricon, a presença comercial da marca em Portugal passou por um período indefinido, mas rapidamente soluções surgiram para uma readaptação. Hoje, a GANT está em força em Portugal, com novas lojas e novas parcerias premium. Para conhecer o mundo GANT e a sua atuação em Portugal, a RUA falou com Martin Mattson, o managing director da GANT Iberia. “Estamos numa emocionante jornada com o intuito de rejuvenescer a nossa marca”, afirma-nos.

Martin Mattson

Em primeiro lugar, gostaríamos de perguntar qual é a visão atual do próprio Martin para a GANT. Que descrição faria da marca nesta fase?

Posso dizer que estamos numa emocionante jornada com o intuito de rejuvenescer a nossa marca. Estamos a voltar à nossa herança, recuperando o estilo preppy. Somos uma marca com uma forte história e legado que tem vindo a moldar o estilo preppy desde 1949. Agora, pretendemos comunicar e mostrar isso ainda mais para realmente tornar evidente o que defendemos. Não vamos mudar a marca, apenas queremos ser mais GANT! Qualquer pessoa verá isso em todos os nossos canais, retails, ecommerce, marketing e, claro, nos nossos produtos de excelência.

Acreditamos que o ano de 2020 não tenha sido dos mais fáceis devido à pandemia. De que forma a marca e os seus objetivos foram dificultados pelo Covid-19?

O ano de 2020 foi, sem dúvida, um desafio, não só para a GANT, mas para toda a indústria. Alguns projetos foram abrandando temporariamente, como a nossa expansão a nível de retail em Portugal, mas ao mesmo tempo assistimos a um forte crescimento no nosso negócio online. O comportamento do consumidor está a mudar, a indústria também e, consecutivamente, nós também tivemos de nos adaptar.

Considera que, apesar da pandemia, 2020 foi um bom ano para a GANT? Que ambições viu serem cumpridas?

Conseguimos proteger o nosso negócio, cuidar da nossa equipa e, ainda, encontrar oportunidades no mercado. Conseguimos fazer isso de forma respeitosa para com os nossos fornecedores, clientes e consumidores. Num lema de Never Stop Learning [Nunca parar de aprender], este certamente foi um ano de aprendizagem para toda a nossa organização. Terminado 2020, vemos que saímos mais fortes como equipa e como empresa.

“A GANT é sinónimo de qualidade. É esse um dos mais valiosos reconhecimentos dos nossos consumidores. A confiança na qualidade do nosso produto é a única coisa que sempre permanecerá uma constante!”

“Nunca parar de aprender” é o lema da GANT. Tendo em consideração o período recente que levou a marca a readaptar a sua presença comercial em Portugal, graças à falência do grupo Ricon, considera que este foi também um período de aprendizagem sobre a melhor forma de marcar presença no território português? Quais são os principais objetivos da GANT em Portugal após o “regresso”? Que análise faz do mercado português?

Never Stop Learning não é apenas o nosso motto para o exterior, é o lema para tudo o que fazemos na empresa. Não temos medo de errar se isso levar a aprendizagem. Eu incentivo a equipa a ser humilde, a ouvir e a aproveitar cada situação como uma oportunidade para aprender ou ganhar novas perspetivas.

O mercado português continua a ser um dos mercados da Europa onde vemos mais potencial, juntamente como negócio espanhol recentemente adquirido. A marca é altamente reconhecida pelo seu design, qualidade e estilo Preppy. O nosso foco na sustentabilidade é também algo que tem sido muito apreciado pelos consumidores, tanto os consumidores mais clássicos como os mais jovens.

Acredito que teremos muitos anos excecionais pela frente em Portugal e pretendemos continuar a expandir-nos ao longo de 2021, ao mesmo tempo que procuraremos sinergias com o mercado espanhol.

A marca é bem conhecida pelos portugueses como um sinónimo de qualidade. Apesar das mudanças nos últimos anos, essa qualidade nunca foi descurada. Considera essa a mais valia da marca? Essa atenção ao detalhe e à qualidade dos produtos?

A GANT é sinónimo de qualidade. É esse um dos mais valiosos reconhecimentos dos nossos consumidores. A confiança na qualidade do nosso produto é a única coisa que sempre permanecerá uma constante! Alta qualidade e estilo clássico é também uma das principais afirmações quando falamos de sustentabilidade. Um produto GANT fica melhor com os anos e, em muitos casos, é passado de pai para filho ou de mãe para filha.

Numa fase em que se fala imenso de consumo sustentável, que medidas sustentáveis tem adotado a GANT? A sustentabilidade é uma preocupação da marca?

Muito mesmo! Trabalhamos com sustentabilidade há muito tempo, mas em 2020 começamos realmente a falar sobre isso com a campanha It’s complicated but not impossible [É complicado, mas não impossível]. A nossa postura nessa área é ser transparente e humilde face aos desafios e aos nossos consumidores. Neste ano, todos poderão reconhecer isso nos nossos produtos, onde temos orgulho de ter quase 80% da coleção produzida de forma sustentável. Caso pretendam, podem conhecer melhor as nossas iniciativas sustentáveis e ver o nosso relatório anual de sustentabilidade em GANT.com.

“O projeto da Galleria do NorteShopping com a Sonae Sierra tem-me entusiasmado imenso desde o meu primeiro dia no negócio português. Este projeto é um dos empreendimentos mais premium que já vimos na Europa, especialmente em 2020”

Nesta fase, a GANT tem uma presença ativa em Portugal com lojas próprias e com presença em lojas parceiras. Que planos de expansão existem para os próximos tempos no território português?

Temos um relacionamento de longa data com Portugal e somos orgulhosamente distribuídos nos premium partners do mercado. Continuaremos a tentar encontrar formas inovadoras de desenvolver ainda mais a nossa presença, seja online ou offline. A nossa expansão no retail anda de mãos dadas com os nossos parceiros de distribuição e acelera as vendas de ambas as partes em regiões específicas. Agradecemos a reconquista da confiança da rede de distribuição portuguesa e gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar a Marques Soares pelo seu 60º aniversário.

Recentemente, o centro comercial NorteShopping, no Porto, abriu um corner de luxo, onde podemos encontrar também uma loja da GANT. Foi uma estratégia pensada para promover a marca num segmento premium? É importante para a marca essa diferenciação, neste momento?

O projeto da Galleria do NorteShopping com a Sonae Sierra tem-me entusiasmado imenso desde o meu primeiro dia no negócio português. Este projeto é um dos empreendimentos mais premium que já vimos na Europa, especialmente em 2020, e será definitivamente um marco da flagship GANT no norte da Península Ibérica. Tivemos boas vendas desde a inauguração, apesar das limitações, e consideramos que esta será uma loja importante para a nossa expansão em Portugal e Espanha.

2021 será um ano que garantirá novas aberturas GANT em Portugal?

O nosso primeiro ano de expansões de retalho em Portugal consistiu em quatro lojas (Forum Algarve, Amoreiras, Oeiras Parque e Norteshopping), um outlet (Freeport) e cinco destinos premium com o El Corte Inglés em Lisboa e Gaia. Embora 2021 não seja tão entusiasta, temos alguns projetos muito interessantes planeados para o primeiro e terceiro trimestre que espero partilhar convosco brevemente.

Que convite deixa aos portugueses para que conheçam (e visitem) as novas lojas da marca em Portugal?

Convidaria para conhecerem a nossa nova coleção e aproveitar os nossos novos espaços e lojas, sempre que as restrições permitirem. A nossa linha completa está disponível online em pt.gant.com e aí poderão encontrar uma grande variedade de roupas preppy para este inverno. Encontrarão também ótimas sugestões na coleção de primavera-verão 2021, com uma gama colorida e elegante que vai surpreender os consumidores portugueses. A nossa equipa está sempre disponível para ajudá-lo a encontrar as peças certas para si, seja online ou offline. Estamos ansiosos por continuar esta jornada com os portugueses!

Partilhar Artigo: