Revista Rua

2020-11-05T10:05:11+00:00 Cinema, Cultura

Porto/Post/Doc 2020 divulga programação completa

O programa da edição deste ano é marcada por mais de 60 filmes que, entre 20 e 29 de novembro, vão estar em exibição nas salas do Porto.
A Swedish Love Story
Redação5 Novembro, 2020
Porto/Post/Doc 2020 divulga programação completa
O programa da edição deste ano é marcada por mais de 60 filmes que, entre 20 e 29 de novembro, vão estar em exibição nas salas do Porto.

Por Sofia Rodrigues

A programação para o aguardado festival de cinema está concluída e vai contar com artistas como André Guiomar, Roy Andersson ou Sergi Cameron.

As novas confirmações juntam-se aos já anunciados programas A Cidade do Depois, Transmission, Competição Cinema Novo, Competição Cinema Falado e Highlights. Este ano, o festival surpreende ainda com um novo programa, 180 Media Academy, de interesse para os futuros profissionais do setor media e audiovisual.

Tendo como tema principal A Cidade do Depois, com o intuito de analisar a evolução da representação cinematográfica das cidades ao longo do último século, o programa da edição deste ano é marcada por mais de 60 filmes que, entre 20 e 29 de novembro, vão estar em exibição nas salas do Porto – Teatro Municipal do Porto, Passos Manuel e no Planetário do Porto – e em versão digital, na plataforma VoD.

Portugal, Israel e África do Sul, são alguns dos países que vão ser representados na Competição Internacional. Um programa que dá voz às recentes obras produzidas que têm como propósito chamar a atenção para questões sociais e políticas um pouco por todo o mundo.

Para tal, nada melhor do que histórias e pessoas reais, como a resistência das comunidades do Bairro do Aleixo, vendo o seu lar ser demolido. Um tópico abordado por André Guiomar no filme A Nossa Terra, O Nosso Altar.

Days of Cannibalism, de Teboho Edkins, é outro destaque do programa. A obra retrata algumas histórias de migração que nos trazem novas pistas sobre as relações emergentes entre África e China.

O programa da Competição Internacional conta ainda com Amor Omnia, de Yhei Yamakado, My Mexican Bretzel, de Nuria Giménez, Goodbye Mister Wong, de Kiyé Simon Luang. Histórias compostas de afetos, intimidades e rendição ao amor.

O retrato de uma vida quotidiana palestiniana sob ocupação israelita em Of Land and Bread, de Ehab Tarabieh e a viagem, pelas fronteiras entre o Brasil e o Uruguai, de duas personagens de espectros políticos, em Partida, de Caco Ciocler, vão também marcar presença no programa Competição Internacional.

Não esquecendo, Piedra Sola, de Alejandro Tarraf e Sandlines, e The Story Of History, de Francis Alÿs, que retratam comunidades agrícolas em lugares opostos do mundo, mas que têm algo em comum, a capacidade de sobreviver nas agrestes montanhas.

 

 

The Great Adventure

CineFiesta

De forma a fomentar um maior conhecimento luso-espanhol, o Porto/Post/Doc volta a propor um olhar sobre os recentes feitos do cinema espanhol com a presença de quatro obras no programa CineFiesta, nomeadamente, Land Underwater, de Maddi Barber, Lúa vermella, de Lois Patiño, Work Or To Whom Does The World Belong, de Elisa Cepedal e Bendito Machine Saga, de Jossie Malis.

Carte Blanche Eloy Domínguez Séren

O cinema sueco também vai deixar a sua marca na cidade invicta, com a curadoria do realizador Eloy Domínguez Serén. O programa Carte Blanche Eloy Domínguez Séren conta com a participação de Arne Sucksdorff, com a obra The Great Adventure, Stefan Jarl e Jan Lindkvist,  com They Call Us Misfits e, por fim, Roy Andersson, com A Swedish Love Story.

 

As novidades da programação 2020

O festival anunciou uma parceria com o festival espanhol In-Edit, que vai apresentar os documentários de música Niños Somos Todos, de Sergi Cameron, Autoluminescent: Rowland S. Howard, de Lynn-Maree Milburn e Richard Lowenstein e, finalmente, Liberation Day, de Morten Traavik e Ugis Olte.

As surpresas não acabam por aqui. O festival também preparou uma surpresa para os jovens amantes do cinema. A 180 Media Academy, um programa para estudantes e jovens profissionais do sector media e audiovisual que procura explorar os novos paradigmas da produção contemporânea. O programa ocorre, presencialmente, dia 21 de novembro e online entre os dias 24 e 27 de novembro.

Também no Planetário do Porto, vão estar em exibição três filmes panorâmicos. Para além disso, vai contar com umas convidativas sessões matinais (ideal para famílias) aos fins de semana, com um programa adaptado para os mais novos.

Porto/Post/Doc é um festival anual que promove a cultura cinematográfica. A sua história começou a 26 de Março de 2014, ano em que se juntaram as mais variadas pessoas que tinham uma coisa em comum, a paixão pelo cinema. Em forma de protesto pelo encerramento de salas de cinema, reuniram-se com o objetivo de dinamizar o cinema na cidade.

Realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Porto/Post/Doc conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual e o mecenato da Fundação “la Caixa”/BPI.

Em 2020 o festival promete um calendário diverso e adaptado às necessidades de hoje com estreias nacionais, conversas, entrevistas a realizadores, sessões para famílias e uma academia destinada a pensar novas forma de produção de conteúdos, realizada em parceria com o Canal 180.

A programação completa e pormenorizada encontra-se disponível do site do Porto/Post/Doc, assim como o valor dos bilhetes (presenciais e online), que já são possíveis de obter.

Partilhar Artigo: