Revista Rua

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Portojóia regressa à Exponor numa edição comemorativa

De 26 a 29 de setembro regressa mais uma edição do Portojóia à Exponor, ano em que se comemora a 30.ª edição dedicada ao passado e ao futuro da joalharia portuguesa.
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Redação17 Setembro, 2019
Portojóia regressa à Exponor numa edição comemorativa
De 26 a 29 de setembro regressa mais uma edição do Portojóia à Exponor, ano em que se comemora a 30.ª edição dedicada ao passado e ao futuro da joalharia portuguesa.

Texto: Inês Rodrigues

Considerada a maior montra de joalharia, ourivesaria e relojaria em Portugal, esta edição da Portojóia conta com o tema Roots & Wings, que marca um olhar mais atento para as técnicas tradicionais que diferenciam o setor e as novas tendências que dão azo a uma visão mais global e inovadora.

Numa edição especial onde se comemoram os 30 anos, Amélia Estevão, Diretora de Produto da Exponor Exhibitions, afirma: “queremos que esta edição se diferencie de todas as outras. Não só porque comemoramos 30 anos, mas porque sentimos que o setor da joalharia portuguesa se encontra numa dinâmica de constante evolução e adaptação que merece e deve ser divulgada. Com o mote escolhido, pretendemos valorizar as marcas tradicionais ao mesmo tempo que damos visibilidade às gerações de designers mais recentes”.

Com um grande destaque surge a iniciativa Arts  & Jewels que apresenta colaborações exclusivas entre marcas de joias e criadores de outros setores, neste caso a moda, decoração, design e artes plásticas. Eugénio Campos juntou-se à designer de moda e modelo Diana Pereira; a designer de joalharia contemporânea, Liliana Guerreiro, apresenta uma criação em parceria com a icónica marca de sabonetes e produtos perfumados Castelbel; a também designer Telma Mota uniu-se à marca de design de produto Madre e o joalheiro André Rocha juntou-se ao artista plástico Pedro Guimarães.

Também o Trend Spot está em destaque, um espaço de tendências onde estarão em exposição as joias que melhor respondem a quatro tendências: Roots & Wings, Mentes Viajantes, Soft Power e Espiritualidade.

No seguimento de fomentar e partilhar conhecimento, esta edição volta a apresentar o espaço Jewel´s Labs, onde quatro marcas apresentam novos conceitos de exposição e vitrinismo, funcionando como modelos para as ourivesarias. São convidadas a concept store Scar ID e as marcas de joalharia Mesh, Mimata e Wings of Feeling.

Dando continuidade ao novo conceito de feiras da Exponor Exhibitions, a Portojóia pretende afirmar-se como imagem de tendências e plataforma de sinergias dentro e fora do setor. Para Amélia Estevão, este é um evento perfeito para criar oportunidades de negócio: “Numa altura em que o mercado global aproxima as marcas, o papel das feiras, como o vemos, é o de aproximar pessoas, gerar interação, estabelecer parcerias e criar oportunidades de negócios, bem como servir de motor para a evolução do setor, através da partilha de conhecimento e de tendências que inspirem as marcas e os profissionais”.

Será ainda atribuído o Prémio Best Of 2019, que reconhece o talento e criatividade do setor.

A edição anterior reuniu mais de dez mil visitantes e 165 expositores, entre eles 25 marcas internacionais e 35 jovens designers.

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