Revista Rua

2019-12-23T16:33:17+00:00 Negócios

Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para a arquitectura na área da sustentabilidade em 2020

O prémio visa galardoar um trabalho e obra exemplar em Portugal, todos os anos.
Redação17 Dezembro, 2019
Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para a arquitectura na área da sustentabilidade em 2020
O prémio visa galardoar um trabalho e obra exemplar em Portugal, todos os anos.

A Causa Real, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Ordem dos Engenheiros e a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, vão, pela primeira vez, atribuir, no início do ano 2020, o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles. A criação deste prémio visa assinalar uma personalidade que tenha sido protagonista de uma intervenção relevante e com impacto na interface entre a sustentabilidade ambiental e da paisagem urbana em Portugal.

Pelo papel que as entidades – Causa Real, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Ordem dos Engenheiros e Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas – tiveram na vida e obra do arquitecto paisagista e pelo compromisso do mesmo com a Causa Real, estas entidades uniram-se e pretendem agora assinalar todos os anos um trabalho e obra exemplar em Portugal.

Gonçalo Ribeiro Telles sempre foi um homem livre, com uma profunda consciência cívica e empenho na causa pública. Teve sempre ao serviço de Portugal, demonstrando espírito de missão. A criação deste prémio, simbolizado por uma árvore, é da autoria de Luís Cruz escultor e gravador, nascido em Ferreira do Zêzere em 1958.

 Esta consagração pretende perpetuar o legado de um dos maiores arquitectos paisagistas nacionais, dando exemplo para as novas gerações.

Partilhar Artigo: