
A Causa Real, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Ordem dos Engenheiros e a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, vão, pela primeira vez, atribuir, no início do ano 2020, o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles. A criação deste prémio visa assinalar uma personalidade que tenha sido protagonista de uma intervenção relevante e com impacto na interface entre a sustentabilidade ambiental e da paisagem urbana em Portugal.
Pelo papel que as entidades – Causa Real, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Ordem dos Engenheiros e Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas – tiveram na vida e obra do arquitecto paisagista e pelo compromisso do mesmo com a Causa Real, estas entidades uniram-se e pretendem agora assinalar todos os anos um trabalho e obra exemplar em Portugal.
Gonçalo Ribeiro Telles sempre foi um homem livre, com uma profunda consciência cívica e empenho na causa pública. Teve sempre ao serviço de Portugal, demonstrando espírito de missão. A criação deste prémio, simbolizado por uma árvore, é da autoria de Luís Cruz – escultor e gravador, nascido em Ferreira do Zêzere em 1958.
Esta consagração pretende perpetuar o legado de um dos maiores arquitectos paisagistas nacionais, dando exemplo para as novas gerações.