Revista Rua

2021-01-13T11:21:06+00:00 Cultura, Fotografia

Programa para 2021 do Centro Português de Fotografia abre com duas novas exposições

As duas exposições inauguram no mês de janeiro.
©Brent Stirton
Redação
Redação13 Janeiro, 2021
Programa para 2021 do Centro Português de Fotografia abre com duas novas exposições
As duas exposições inauguram no mês de janeiro.

O programa expositivo do Centro Português de Fotografia para 2021 vai iniciar com a abertura de duas novas exposições no corrente mês de janeiro.

Fim do Califado de Ivor Prickett (9 de janeiro a 7 de março de 2021)

Fim do Califado, de Ivor Pricket, é uma exposição integrada no Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra. Reportagem feita exclusivamente para o The New York Times e que documenta a luta para derrotar o ISIS no Iraque e na Síria – de 2016 a 2019

O trabalho de Ivor tem-se focado, mais recentemente, no combate ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria. Trabalhando exclusivamente para o The New York Times, passou meses no terreno a reportar aquele contexto através da fotografia e da escrita. O seu trabalho no Iraque e na Síria valeu-lhe o primeiro prémio no World Press Photo 2018 na categoria General News Stories, bem como uma nomeação para finalista na categoria Breaking News Photography dos prémios Pulitzer. O seu trabalho intitulado End of the Caliphate foi publicado na íntegra num livro lançado pela conceituada editora Steidl em Junho de 2019.

©Ivor Prickett

Guardiões da Vida Selvagem de Brent Stirton  (16 de janeiro a 7 de março de 2021)

A exposição Guardiões da Vida Selvagem, de Brent Stirton,é uma abordagem à luta dos guarda florestais dos parques de vida selvagem em África, contra a caça ilegal de espécies protegidas e à beira da extinção. É uma exposição integrada no prémio Estação Imagem 2020 Coimbra, que será apresentada no Centro Português de Fotografia (CPF) numa parceria entre a Estação Imagem e o CPF.

Stirton é fotojornalista e tem documentado a relação entre o homem e o meio ambiente. É vencedor do prémio Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano pela National Geographic, em 2017, entre outros prémios.

Partilhar Artigo: