Os veículos elétricos evoluíram bastante ao longo da última década, traçando novos caminhos e registando significativos desenvolvimentos no que diz respeito a fatores como desempenho, autonomia e comportabilidade.
Com um cada vez maior número de pessoas a consciencializarem-se dos benefícios ambientais e financeiros inerentes à aquisição de automóveis elétricos, também a procura por este género de viatura tem vindo a aumentar exponencialmente, sendo que os governos de múltiplas nações inclusivamente oferecem vários incentivos com o intuito de acelerar a transição energética de que o planeta carece.
Ao longo deste artigo, exploraremos tanto as vantagens de possuir um veículo elétrico (sobretudo de um ponto de vista ambiental e financeiro), como a facilidade com que é possível obter um crédito automóvel.
Benefícios ambientais
Redução das emissões de gases contributivos para o «Efeito de Estufa»
Uma das vantagens ambientais mais impactantes dos automóveis elétricos consiste na produção de zero emissões de gases de escape.
Ao contrário dos veículos convencionais, que compreendem a utilização de um motor de combustão interna, as viaturas elétricas não emitem dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) ou quaisquer outras partículas durante o seu funcionamento.
Isto, por sua vez, traduz-se na melhoria da qualidade do ar e numa pegada de carbono mais reduzida – algo de essencial no combate às alterações climáticas.
Recurso a fontes de energia sustentáveis
Os veículos elétricos locomovem-se a partir de fontes de energia renováveis como a solar, a eólica e a hidroelétrica, contribuindo, assim, para uma redução ainda maior do seu impacto ambiental.
Em Portugal, uma porção substancial da energia produzida provém já de fontes renováveis (60% em 2021), sendo que o objetivo é atingir os 80% até 2030.
Menor poluição sonora
Os veículos elétricos possuem motores mais silenciosos comparativamente aos seus homólogos de combustão interna, o que resulta numa poluição sonora mais reduzida e contribui para uma atmosfera mais serena e pacífica, principalmente nos grandes centros urbanos.
Benefícios financeiros
Custos de operação mais reduzidos
Os automóveis elétricos registam custos de operação inferiores aos dos veículos tradicionais, munidos de motores de combustão fóssil; além do mais, o número total de peças é inferior ao de uma viatura convencional, o que requer períodos de revisão mais esporádicos e compreende um menor risco de avarias mecânicas, permitindo uma poupança significativa em termos de manutenção ao longo da sua vida útil.
Incentivos do Estado
Em termos de ajuda financeira direcionada para o consumidor individual, o Governo criou o «Fundo Ambiental» com o intuito de convencer os proprietários particulares a adquirirem viaturas elétricas através do apoio a veículos de zero emissões; em 2022, foram disponibilizados para esta medida cerca de 10 milhões de euros.
No que toca a incentivos fiscais, estes traduzem-se sob a forma de isenções (nomeadamente, do pagamento do Imposto Sobre Veículos – ISV e do Imposto Único de Circulação – IUC) ou redução de impostos, o que faz com que os preços de venda ao público destes veículos se tornem bastante atrativos.
Créditos automóvel acessíveis
A obtenção de um crédito automóvel em Portugal com vista a adquirir um veículo elétrico nunca foi tão fácil; existem múltiplas entidades credoras que oferecem taxas de juro competitivas e termos e condições de reembolso flexíveis, o que só torna o processo de compra ainda mais exequível.
Desvalorização estabilizada
À medida que a procura por veículos elétricos aumenta, a expectativa é a de que o respetivo valor comercial se mantenha ou que, no máximo, não registe alterações consideráveis.
Como dizíamos, o número de pessoas ambiental e financeiramente conscientes em relação aos benefícios por detrás dos automóveis elétricos é cada vez maior, pelo que a probabilidade de o valor comercial de um veículo elétrico vir a decrescer (à semelhança do que acontece com as viaturas convencionais de combustão interna) é extremamente reduzida.
Significa isto que investir num veículo elétrico poderá revelar-se uma sábia decisão financeira a longo prazo.
Em síntese
De forma bastante resumida, os benefícios ambientais e financeiros inerentes à aquisição de um veículo elétrico em Portugal são profusamente convincentes.
Sendo as suas emissões de gases que contribuem para o «Efeito de Estufa» nulas e a sua poluição sonora reduzida, os automóveis elétricos, quando associados ao potencial das fontes de energia renováveis, têm de tudo para fomentar um futuro mais limpo e sustentável.
No que concerne questões financeiras, os veículos elétricos gozam de um custo operacional reduzido, de incentivos estatais e de créditos automóvel atrativos especificamente concebidos para a sua aquisição; se está a considerar aderir ao movimento de transição energética, esta é decididamente a melhor altura.
A combinação dos fatores ambiental e financeiro faz com que comprar um veículo elétrico seja uma escolha inteligente.
Ao obter um crédito automóvel, a transição para a condução inteiramente elétrica é muito mais fácil de gerir, permitindo-lhe ainda beneficiar de toda uma miríade de vantagens tanto para a sua carteira, como para o seu meio envolvente.
Adira à revolução elétrica e contribua para um futuro mais verde e sustentável não só para Portugal, mas acima de tudo para o planeta.