Revista Rua

2019-09-27T18:18:21+01:00 Cultura, Música

Quem é Elisa Rodrigues?

E por que razão devemos ouvir o seu disco de originais As Blue As Red?
Fotografia ©D.R.
Andreia Filipa Ferreira20 Setembro, 2019
Quem é Elisa Rodrigues?
E por que razão devemos ouvir o seu disco de originais As Blue As Red?

Em primeiro  lugar, vamos às apresentações: “O meu nome é Elisa e canto desde que me lembro de ser gente! Sempre me pediram para cantar na escola, em casa e entre amigos. Cedo entendi que quando cantava fazia as pessoas sentirem emoções fortes e boas. Quase como se lhes pudesse segurar o coração e tivesse o poder de as fazer sentirem-se melhor. Com o passar dos anos, apesar de ter estudado outras coisas, passei a acreditar que esse era o meu maior dom. E isso levou-me a querer ser cantora profissional. Decidi que cantar é a minha missão. Fazer e dar música às pessoas. Levar graça e beleza a cada palco que piso e a cada um que me ouve”. É desta forma que Elisa Rodrigues, uma “voz do mundo”, se apresenta oficialmente, como num convite sincero para que acreditemos na sua vontade de conquistar corações com música. Com um álbum de originais lançado em maio do ano passado, intitulado As Blue As Red e com ajuda de produção de Luísa Sobral, Elisa Rodrigues destaca-se como uma melodia que ecoa entre o jazz e as sonoridades rock – não fosse a sua experiência com os These New Puritans, uma banda britânica com quem andou dois anos na estrada. Este trabalho de originais tem feito Elisa ganhar uma nova dimensão no panorama da música portuguesa, com cada vez mais vozes a identificá-la como “uma revelação”.

Fotografia ©D.R.

Este percurso, que começou com o seu disco de estreia Heart Mouth Dialogues, em 2011, depois de várias experiências em palco, acompanhando artistas portugueses, tem mostrado as valências multidisciplinares da artista portuguesa – e a ideia de partilha de palco é algo que não ficou no passado. Este sábado, por exemplo, a cantora sobe ao palco do Theatro Circo, em Braga, no âmbito da sua digressão com As Blue As Red, trazendo uma convidada especial: Carolina Deslandes, outra voz feminina que se destaca no universo musical português.

Em vésperas de concerto, Elisa Rodrigues lança novo vídeo, gravado ao vivo, no concerto de abertura do MESCLA, em colaboração com a Gira Big Band – um coletivo de jovens músicos oriundos da região de Viseu acompanhados pelo Colectivo Gira Sol Azul (Joaquim Rodrigues – piano, Bruno Pinto – baixo, Leonardo Outeiro – guitarra e Miguel Rodrigues – bateria), sob a direção de João Martins. O tema escolhido foi I’ll Be Loving You”, do último álbum da artista.

Depois do espetáculo de sábado, segue-se um concerto no domingo, dia 22 de setembro, em Vila do Conde, no âmbito do evento “As Memórias no Centro da Festa”. De seguida, a artista parte para São João da Madeira, onde atua a 22 de novembro na Casa da Criatividade.

Para ouvir o seu disco As Blue As Red, clique aqui.

Partilhar Artigo: