Revista Rua

2021-05-25T18:16:13+01:00 Sabores, Vinhos

Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto eleito melhor vinho do ano

O vinho da Aveleda foi eleito Melhor Vinho do Ano, o Melhor Tinto do ano e ainda recebeu a medalha de Grande Ouro.
Redação25 Maio, 2021
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto eleito melhor vinho do ano
O vinho da Aveleda foi eleito Melhor Vinho do Ano, o Melhor Tinto do ano e ainda recebeu a medalha de Grande Ouro.

O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Vinho do Ano, no Concurso de Vinhos de Portugal com a colheita de 2018. Em prova estiveram mais de mil e quatrocentos vinhos diferentes, que foram avaliados por um painel de provadores exigentes, entre eles sommeliers, wine educators, enólogos e jornalistas. O mesmo vinho conquistou ainda a distinção de Melhor Vinho Tinto, assim como a medalha de Grande Ouro.

©D.R.

Este vinho da Aveleda nasce de uma vinha plantada em 2005, no ano em que Francisca van Zeller completa 18 anos. A vinha foi pensada pelo pai de Francisca, Cristiano van Zeller como um vinho para o futuro, que homenageasse os sabores da fruta do Douro para que estes se expressem através de uma frescura marcante. Foram plantadas as castas Soutão, Touriga Franca, Touriga Nacional, Rufete e Tinta Francisca. Para o diretor de enologia da Aveleda e responsável pela produção da colheita de 2018, Manuel Soares, são “castas tradicionais durienses, que aportam acidez e complexidade ao vinho”. O enólogo acrescenta ainda: “A pisa a pé em lagares tradicionais de granito é ainda um fator muito importante para a homogeneidade das características destas castas e para produzir um vinho elegante e prolongado em boca”.

A edição do Concurso Vinhos de Portugal deste ano reuniu 143 jurados, sendo que dos especialistas internacionais que integram o painel de avaliação se destacam: o estónio Rain Veskimae, a britânica Emily Rowe, a canadiana Élyse Lambert MS, o americano Erik Segelbaum e a mexicana Claudia Treviño.

Partilhar Artigo: