Revista Rua

2022-12-07T14:43:05+00:00 Em Destaque, Sabores, Vinhos

Quintas de Melgaço desvenda nova Colheita Tardia

Trata-se de um vinho tranquilo elaborado a partir de uvas exclusivas da casta Alvarinho, colhidas tardiamente.
©D.R.
Redação7 Dezembro, 2022
Quintas de Melgaço desvenda nova Colheita Tardia
Trata-se de um vinho tranquilo elaborado a partir de uvas exclusivas da casta Alvarinho, colhidas tardiamente.

A Quintas de Melgaço, pioneira na produção de vinhos verdes Alvarinho de colheita tardia, apresenta o novo QM Alvarinho Vindima Tardia. Depois do sucesso e das avaliações positivas de colheitas anteriores, feitas por conceituados críticos especializados que as classificaram como as melhores colheitas tardias do mercado, designadamente a última de 2016.

Esta é a 5ª. edição deste vinho especial que promete “continuar a surpreender os especialistas e apreciadores mais exigentes”. Para o administrador da empresa, Pedro Soares: “Este vinho é um ex-líbris da Quintas de Melgaço e um sucesso no mercado. Vendido em quantidades muito reduzidas tem uma enorme procura, não só pela sua exclusividade, mas também pela qualidade que apresenta sempre, colheita após colheita. Temos uma listagem de interessados, há mais de um ano, que esperam, tranquilamente, pelo lançamento deste produto singular que resulta de um processo de fabricação manual bastante trabalhoso. É, efetivamente, um produto especial muito apreciado no setor”.

Trata-se de um vinho tranquilo elaborado a partir de uvas exclusivas da casta Alvarinho, colhidas tardiamente. O novo QM Alvarinho Vindima Tardia apresenta uma “podridão nobre” e uma desidratação que lhe confere níveis de açúcar mais elevados. A colheita das uvas Alvarinho, preservadas pelo frio típico da sub-região até ao início de dezembro, acontece de forma cuidadosa e manual. O estágio é realizado em cubas de inox com temperatura controlada e removimento regular das borras, durante seis a nove meses. Após a fermentação, parte do vinho estagia em barricas velhas de carvalho francês, durante o mesmo período.

“QM Alvarinho Vindima Tardia deve ser servido bem frio, a uma temperatura entre 6ºC e 8ºC, como aperitivo ou no acompanhamento de foie gras, patês e queijos. É um vinho doce de cor dourada, tem um aroma e paladar a frutos maduros, mel e amêndoas, com um final de boca complexo e persistente”, conforme a marca produtora.

Partilhar Artigo: