Revista Rua

2021-04-21T15:25:10+01:00 Sabores, Vinhos

Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020, a companhia ideal em dias primaveris

A qualidade das colheitas do Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020 tem vindo a ser reconhecida pela crítica nacional e internacional.
Redação21 Abril, 2021
Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020, a companhia ideal em dias primaveris
A qualidade das colheitas do Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020 tem vindo a ser reconhecida pela crítica nacional e internacional.

Chegou o Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020, um vinho Alvarinho que é a mais recente novidade da marca Quintas de Melgaço – um projeto ambicioso que reúne mais de 530 pequenos e médios produtores da sub-região de Monção e Melgaço.

Oferecendo uma experiência única que é um verdadeiro deleite para os sentidos, o vinho transparece um aspeto límpido e uma cor cítrica. Desvenda um aroma mais relaxado, mas intenso, com notas predominantes de fruta tropical mineral e um ligeiro floral. Já no palato, manifesta-se o seu caráter cheio e frutado, revelando uma acidez equilibrada e um final longo e que persiste na boca.

A companhia ideal de um cardápio vasto que acolhe uma série de sugestões gastronómicas, desde pratos de marisco e peixe a pratos de carne de aves. O Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020 é fruto de um processo desenvolvido totalmente com base em saberes e métodos ancestrais, indispensáveis à produção de vinhos ímpares. As uvas são exclusivas da casta alvarinho, sendo colhidas manualmente de uma parcela única de vinhas velhas, com mais de 30 anos. Da elegância das vinhas à seleção cuidada das uvas, o resulta desvenda um vinho sofisticado, sedutor e com uma personalidade única.

Para chegar a este resultado surpreendente, é necessário que as uvas sejam submetidas a uma prensagem suave, seguindo-se uma decantação de 12 a 36 horas e a uma temperatura controlada. A fermentação dura até 15 dias e, de seguida, espera-se um estágio em cubas de inox, com temperatura controlada e um movimento regular das borras, durante cinco meses. Para uma degustação de maior qualidade, recomenda-se o seu consumo a uma temperatura entre os 10ºC e os 12ºC.

Importa relembrar que a qualidade das colheitas do Quintas de Melgaço Vinhas Velhas 2020 tem vindo a ser reconhecida pela crítica nacional e internacional. Em 2018, foi ainda eleito o Melhor Vinho Verde do Ano, pela revista Wine&Spirit com a pontuação mais alta atribuída, de entre mais de 100 vinhos.

Partilhar Artigo: