Revista Rua

2020-12-22T16:34:43+00:00 Gastronomia, Sabores

Receitas de Natal do chef Fábio Alves

Por Fábio Alves (chef do restaurante Suba).
Redação
Redação22 Dezembro, 2020
Receitas de Natal do chef Fábio Alves
Por Fábio Alves (chef do restaurante Suba).

Já todos sabemos que este Natal vai ser diferente e, por isso, sugerimos três receitas originais do chef Fábio Alves, do restaurante Suba no hotel Verride Palácio Santa Catarina, para uma mesa de Natal também diferente, mas cheia cor e sabores que prometem surpreender. Bacalhau, sonhos e rabanadas já são tradição, mas o chef apresenta propostas diferentes e originais para dar um sabor especial à mesa de Natal: Bacalhau, batata doce e legumes; Sonhos de tinta de choco recheados com sapateira e abacate; e Rabanada com gelado de arroz doce e morangos macerados em vinho do Porto e balsâmico.

Bacalhau, batata-doce, legumes

Bacalhau

Ingredientes

-150g lombo de bacalhau
-1 dente de alho
-2g de tomilho
-2g de coentros
-1g de pimenta preta em grão
-100g de azeite

Preparação: Colocar os ingredientes todos num recipiente fundo e levar ao forno 10 minutos a 75graus, reservar o bacalhau, os sucos que ficam no recipiente, passamos num passador e com ajuda de uma varinha emulsionamos para colocar por cima do bacalhau.

Puré de batata-doce

Ingredientes

-150g de batata-doce
-5g de alecrim
-10g de tomilho
-20g de alho
-1 Folha de louro
-2g folhas de orégãos
-100g de azeite
-Q.B de pimenta
-Q.B de sal

Preparação: Levar a batata-doce a assar com a pele, um fio de azeite, sal, pimenta e os aromáticos à exceção do alho e do alecrim, assar aproximadamente 40 minutos a 170graus. Enquanto a batata-doce assa colocamos o azeite, o alho e o alecrim no fogão até começar a ferver, retirar do fogão e deixar repousar, quando a batata-doce estiver assada, retirar a pele e triturar. Ir adicionado o azeite previamente aromatizado enquanto tritura para ligar o puré.

Legumes

Ingredientes

-1uni mini cenoura
-1/2 couve pack-choy
-1uni bimi
-1 Dente alho
-Q.b de azeite

Preparação: Bringir os legumes aproximadamente 3 minutos, esfriar em água e gelo, escorrer, colocar num saute um fio de azeite e o alho esmagado, adicionar os legumes e deixar alourar bem.

Sonhos de tinta de choco, recheado com sapateira e abacate

Recheio de sapateira

Ingredientes

-150g de carne de saparia
-20g de maionese
-10g de ketchup
-10g de pão ralado
-1/2 meia laranja
-1/2 cálice de água ardente
-1/2 Vinho do Porto
-2g de coentros
-Q.b de sal
-Q.b de picante
-Q.b Molho Inglês

Preparação: Num recipiente colocar todos os ingredientes, envolver bem, retificar de tempero e reservar num saco pasteleiro para depois rechear os Sonhos.

Sonhos

Ingredientes

150g de farinha
-3 ovos
-40g de manteiga
-250g de água
-10g de tinta de choco
-Raspas de 1/2 laranja e limão

Preparação: Levar a água a ferver juntamente com a manteiga, tinta de choco e raspas de citrinos, em seguida adicionar a farinha e mexer bem até que a massa se solte do fundo do tacho e não se cole as mãos, retirar do lume e levar a batedeira, adicionar os ovos um a um e ir mexendo bem. Em seguida aquecer óleo e fazer pequenas bolas com ajuda de uma colher, deixar fritar, depois de frito deixar repousar em papel absorvente. Em seguida, dar um pequeno corte e rechear com o recheio de sapateira.

Abacate

Ingredientes

-1/2 abacate
-1/2 lima
-3g de malagueta verde
-2g de coentros
-Q.b de sal
-Q.b de pimenta

 

Preparação: Num triturador colocar o abacate descascado com os restantes ingredientes e triturar tudo bem triturado.

Rabanada, gelado de arroz-doce e morangos macerados em Vinho do Porto e balsâmico

Gelado de arroz doce

Ingredientes

-100g de arroz carolino
-150g de açúcar
-500g de leite
-100g de nata
-3gemas
-1 pau de canela
-100gr de água
-1 Limão
-1 pitada de sal

Preparação: Cozer o arroz em 400gr de leite, enquanto o arroz coze fazemos uma calda com a água, o açúcar, o limão e o pau de canela. Quando o arroz estiver cozido, escorrer e reservar 100gr do leite da cozedura. A este leite juntamos a calda o arroz e as gemas, mexemos e, por fim, juntamos as natas previamente levantadas. Levamos ao congelador.

Rabanadas

Ingredientes

-200g de pão rabanadas
-200ml de leite
-2 ovos
-1/2 cálice de licor
-Q.b de açúcar
-Q.b de canela em pó
-Q.b de óleo

 

Preparação: Deixar o pão ao ar de um dia para o outro para ele ficar um pouco duro, cortar fatias grosseiras. Num recipiente, colocar o leite e, noutro, colocar os ovos juntamente com o licor e bater, passar o pão pelo leite e depois pelos ovos e levar a fritar em óleo abundante. Deixar repousar um pouco em papel absorvente, juntar o açúcar e a canela num recipiente à parte, envolver bem e panar a rabanada neste preparado.

Morangos macerados

Ingredientes:

-200g de morango
-1 pau de canela
-1 estrela de anis
-25g de redução balsâmica
-15g de Vinho do Porto
-20g de açúcar mascavado

Preparação: Cortar os morangos em cubos pequenos, adicionar os restantes ingredientes, envolver e reservar no frio de um dia para o outro, passar o preparado por um passador. Em seguida colocamos os morangos em cima da Rabanada, juntamente com mais alguns frutos vermelhos a gosto e regamos com o caldo dos morangos macerados.

Crocante língua de Veado

Ingredientes:

-20g de farinha peneirada
-20g de açúcar em pó
-20g de manteiga derretida
-20g de claras

Preparação: Juntar os ingredientes, envolver bem e esticar o preparado finamente sobre papel vegetal, usar os moldes para obter as formas que desejar do crocante e levar ao forno a 170 graus aproximadamente 7 minutos.

Partilhar Artigo: