Revista Rua

2019-03-01T12:13:41+00:00 Cultura, Música, Radar

RESPIRA! regressa ao Theatro Circo em maio

O já habitual ciclo de piano “RESPIRA!” volta à sala bracarense com uma programação de luxo.
Lubomyr Melnyk
Redação
Redação1 Março, 2019
RESPIRA! regressa ao Theatro Circo em maio
O já habitual ciclo de piano “RESPIRA!” volta à sala bracarense com uma programação de luxo.

Com cinco espetáculos agendados entre os dias 2 e 4 de maio, o RESPIRA! vai preencher o Theatro Circo, em Braga, com uma programação rica em nomes internacionais: o londrino Alfa Mist, o americano Lonnie Holley, o ucraniano Lubomyr Melnyk e, em estreia absoluta em Portugal, a escocesa Kathryn Joseph e o libanês Rami Khalifé.

Trazendo o piano para o centro da programação, este ciclo RESPIRA! conta com três noites dedicadas às sonoridades provenientes do mundo: na primeira noite, Alfa Mist apresenta o seu novo trabalho. O pianista londrino autodidata é reconhecido pelo seu percurso como produtor de grime e hip hop, tendo enveredado pela música jazz e colaborado com nomes como como Tom Misch e Jordan Rakei. Já na sexta-feira, 3 de maio, Rami Khalifé, um compositor e pianista franco-libanês, filho de um dos compositores mais consagrados libaneses, Marcel Ralife, aquece o palco para o músico e artista plástico de 66 anos Lonnie Holley, que regressou aos discos em 2018 com MITH.

No último dia de programação, dia 4 de maio, o protagonista é um dos pianistas mais consagrados da atualidade: Lubomyr Melnyk que, com 70 anos, é reconhecido pelo seu estilo de “música contínua”, como ele próprio intitulou. É uma técnica que consiste em tocar notas rápidas em longas séries e que o artista começou a desenvolver quando trabalhava na Ópera de Paris, na década de 70. Fallen Trees é o nome do disco que apresentará nesta noite que marca também a estreia da pianista Kathryn Joseph em Portugal. Comparada já várias vezes pela crítica a Björk ou Antony Hegarty, Kathryn Joseph traz o seu segundo trabalho from when I wake the want is ao Theatro Circo.

Os bilhetes para esta terceira edição do RESPIRA! já estão disponíveis para venda na bilheteira do Theatro Circo (12€ por noite ou 20€ passe geral).

Cartaz Oficial
Partilhar Artigo: