Revista Rua

2021-09-07T12:22:25+01:00 Gastronomia, Radar, Sabores

Restaurante Alameda privilegia os produtos locais e sazonais

O menu pensado para esta estação convida a uma experiência plena de frescura, criatividade e sabor algarvio.
Redação7 Setembro, 2021
Restaurante Alameda privilegia os produtos locais e sazonais
O menu pensado para esta estação convida a uma experiência plena de frescura, criatividade e sabor algarvio.

Rui Sequeira assume-se como um forte embaixador da gastronomia algarvia, privilegiando os produtos locais e sazonais no seu restaurante Alameda, num conceito de fun fine dinning. É na sua cidade-natal, Faro, que o chef explora a cozinha local da região de uma forma técnica e criativa.

O objetivo é provar que a alta gastronomia pode também ser descontraída. O menu pensado para esta estação convida a uma experiência plena de frescura, criatividade e sabor algarvio. Para Rui Sequeira: “Adoro a zona onde nasci, cresci e tenho o privilégio de ter o meu restaurante, espaço que me permite ter não só uma liberdade criativa, mas onde tenho acesso direto aos melhores fornecedores dos produtos locais, que tornam o nosso menu tão único. Quero apresentar uma proposta gastronómica que seja o reflexo da região, dos seus sabores, mas com inovação, técnica e surpresa, que deixe uma boa memória nos nossos clientes, nacionais e internacionais”.

Depois de passar pelo restaurante Ocean, o jovem chef decidiu abrir o seu espaço, juntamente com a esposa, Cristina Monteiro, na cidade de origem. O restaurante reflete a visão gastronómica, a sua técnica e preferência pelos produtos locais. Neste espaço contemporâneo com uma decoração tropical, o conceito tradicional de fine dining fica de fora.

A experiência disruptiva integra os snacks frios e quentes para comer à mão, servidos no início da refeição, seguindo para os “martelinhos” que partem o gelo no gaspacho de melancia, entre outras sugestões da carta. Os quatros menus do restaurante são focados essencialmente nos produtos do mar, sendo alterados regularmente, consoante os produtos do dia. A par das especialidades do menu, há uma carta de vinhos elaborada com a ajuda do sommelier André Filipe Moreira Ramos, onde a irreverência é a nota dominante.

Partilhar Artigo: