
Por: Diana Ferreira
A Rota do Românico tem patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, uma exposição dedicada aos Cuidadores do Património. O evento de apresentação contou com a presença de vários cuidadores fotógrafos, acompanhados de familiares e amigos.
A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o Dia do Cuidador do Património, iniciativa que pretende homenagear todos aqueles que zelam pelos nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local. Com fotografias de Luís Barbosa, a exposição destaca, num registo intimista, as relações de afeto que unem as pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico.
Para além da exposição fotográfica e da oferta de cabazes de produtos regionais aos Cuidadores, este ano foram também realizados encontros intergeracionais em seis escolas do território da Rota do Românico. Nesta atividade, os Cuidadores partilharam com os alunos as suas memórias e os serviços que prestam nos seus monumentos. Além disso, o site da Rota do Românico foi reforçado com uma área temática dedicada aos Cuidadores do seu Património. Estas ações enquadram-se no projeto Cuidadores do Património, um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
