Revista Rua

2018-11-21T14:59:23+00:00 Cultura, Outras Artes

Rui Toscano em destaque na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde

Exposição estará em exibição até 19 de janeiro.
Empire
Redação21 Novembro, 2018
Rui Toscano em destaque na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde
Exposição estará em exibição até 19 de janeiro.

A Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, inaugura, no próximo sábado, 24 de novembro, pelas 17h, uma exposição dedicada ao artista Rui Toscano (Lisboa, 1970). A exposição é composta, sobretudo, por instalações vídeo e pelas influências da música nos trabalhos do artista. Nesse seguimento, a abertura da exposição contará com um concerto de Rafael Toral, performer e compositor que trará a sua obra Moon Field.

Lisbon Calling

Dando seguimento à sua programação, promovendo diálogos possíveis entre áreas artísticas supostamente distintas, entre as artes plásticas, o cinema e a música, a Solar Galeria de Arte Cinemática apresenta em exposição Rui Toscano, um artista marcante no panorama nacional – e internacional – das artes plásticas. Propondo uma revisitação ao seu percurso artístico, principalmente das suas obras em vídeo, esta exposição pretende enquadrar estes trabalhos num “novo contexto espacial”. “Enquanto instalações, estas obras ganham um novo contexto espacial, de percurso e de significação, que até ao momento não terá sido possível apreciar, articulando-se de forma engenhosa com a arquitetura e com os materiais do próprio edifício, chegando, até, a dispensar a interposição de écrans”, explica a organização.

Até 19 de janeiro, Rui Toscano está então em destaque na Solar Galeria de Arte Cinematográfica com filmes e vídeo instalações das obras Lisbon Calling, To The Mountain Top, Antenna, Empire, Journey Beyond The Stars e Music Is The Healing Force Of The Universe.

Referimos ainda que, no espaço CAVE, dedicado a autores emergentes, Helder Luís  expõe Under the Above, uma instalação vídeo que lida com a experiência de estar sozinho, no mar, após um naufrágio.

Under the Above, de Helder Luís
Partilhar Artigo: