Revista Rua

2021-02-02T11:08:23+00:00 Cultura, Teatro

Salas de teatro substituídas por salas online

Há espetáculos para ver online! Aponte as nossas sugestões.
Carta ©Bruno Simão
Redação2 Fevereiro, 2021
Salas de teatro substituídas por salas online
Há espetáculos para ver online! Aponte as nossas sugestões.

Por Mariana Sousa Lopes

Com salas fechadas e espetáculos cancelados, o teatro adaptou-se às transmissões online. A RUA sugere-lhe peças para ver em casa, de salas como Teatro D. Maria II, Teatro da Garagem e Teatro Luís de Camões.

Teatro D. Maria II

Com o novo confinamento, a iniciativa D. Maria II em Casa está de volta, com exibição de peças e eventos online. A peça Carta está disponível até dia 12 de fevereiro, por apenas três euros, com duração de duas horas. A direção de espetáculo é de responsabilidade Mónica Calle, com o mote de “Como resistimos e como nos superamos, individual e coletivamente? E como, nesse processo, é possível resgatar a alegria, o prazer?”. De dias 5 a 19 de fevereiro, por três euros, pode assistir à peça Fake. O texto foi produzido por Inês Barahona e Miguel Fragata, apresentando a pressão entre a verdade e a mentira.

Teatro Luís de Camões

O LU.CA tem uma grande oferta online, onde pode descobrir um pouco mais das salas, e dos bastidores do teatro, ouvir leituras de poemas, programas para um público mais jovem e playlists. Na área do teatro, nos dias 5 de fevereiro às 10h30 e 6 de fevereiro às 16h30 estará disponível numa sala online – no Facebook e Youtube – a transmissão da peça Niet Hebben (Carta Rejeitada). Abordando temas atuais como o feminismo, é elaborada também a temática da guerra e do pós-colonialismo. O texto é de Diogo Bente e Cristas Alfaiate e a criação e interpretação também de Cristas.

RTP Play

A plataforma online da RTP conta com várias peças de teatro. Como, a Bioluminescência, com Filipa Matta na direção artística e encenação. Este espetáculo foca-se num poeta, que luta pela sua liberdade, liberdade das coisas, e acaba por se destruir.

A partir do clássico Casa de Bonecas de Henrik Ibsen surge a peça Dolls, onde Ivo Saraiva e Silva é responsável pelo texto e encenação. Os atores são Cátia Tomé, Ivo Silva, Vítor Silva Costa, Ricardo Teixeira e Sérgio de Brito.

Depois de uma estreia em Milão, a peça Black Stars criada pelo Teatro Garagem está disponível online. Carlos J. Pessoa foi responsável pelo texto, direção e conceção artística, criando uma peça sobre artistas negras em busca de um reconhecimento no mundo das artes.

Numa parceria entre o teatromosca e o Centro Dramático Rural surge o espetáculo: Existe Porque Sim. Um espetáculo que aborda temas rotineiros, mas com uma grande profundidade, focados na personagem Valentin.

Amor de Quarentena

Amor de Quarentena é um projeto inovador, uma experiência audiovisual por WhatsApp, conta com Claúdia Vieira, Ricardo Pereira, Rita Pereira e Reynaldo Gianecchini. Por nove euros escolhe um dos atores, que pretende receber mensagens de texto, voz, fotografias ou vídeos. A sinopse do projeto refere que todas as histórias se baseiam num antigo amor, que regressa em tempos de isolamento.

Partilhar Artigo: