Revista Rua

2020-01-08T16:44:35+00:00 Gastronomia, Sabores

São Lourenço do Barrocal dispõe de um menu de celebração do porco alentejano

O restaurante da herdade São Lourenço do Barrocal, conhecido pela essência do conceito farm to table, privilegia a frescura dos produtos sazonais.
Fotografia ©Sanda Pagaimo
Redação
Redação8 Janeiro, 2020
São Lourenço do Barrocal dispõe de um menu de celebração do porco alentejano
O restaurante da herdade São Lourenço do Barrocal, conhecido pela essência do conceito farm to table, privilegia a frescura dos produtos sazonais.

O arranque do novo ano traz consigo a chegada do tempo frio, mas desvenda, também, as propostas que pretendem dar mais sabor às celebrações daquele que é o animal mais apreciado na região do Alentejo: o porco alentejano.

No âmbito das celebrações dos seus 200 anos, a herdade São Lourenço do Barrocal preparou um menu especial para o dia 26 de janeiro, num almoço que irá honrar o melhor do porco alentejano.

Num ambiente acolhedor, o convite estende-se até ao calor da lareira de exterior, onde serão provadas as propostas irresistíveis do chef José Júlio Vintém, que apresentará a sopa de cachola, os enchidos assados em folha de couve, a cabeça de xara ou o toucinho do céu, entre outros pratos, ao som do tradicional cante alentejano. A pensar nos mais pequenos, a herdade preparou uma atividade especial, na qual poderão distrair-se com a vara de porcos pretos que passarão pela herdade nesse dia.

O restaurante da herdade São Lourenço do Barrocal, conhecido pela essência do conceito farm to table, privilegia a frescura dos produtos sazonais e o sabor das iguarias da região. Os segredos da culinária alentejana são temperados com o melhor da contemporaneidade gastronómica, sem esquecer o sabor da tradição, tornando-a ainda mais autêntica.

A carta desvenda algumas propostas irrecusáveis. As entradas propõem uma diversidade de sete pratos, entre eles, a banha corada com ervas aromáticas, o toucinho frito ou a tábua de enchidos. Dos pratos principais, destacamos a sopa de cachola, os pezinhos de coentrada, o chispe no forno, a carne cozinhada em forno a lenha ou o lombo de porco no formo. Para acompanhar, há migas de tomate, espargos e poejo, legumes da horta salteados, puré de aipo e puré amarelo e batata-doce no forno. Por último, as sobremesas revelam-se doces tentações. Como não poderia faltar, há toucinho do céu, queijadas de requeijão, filhós ou biscoitos de canela.

É nesta altura, em que o frio se faz sentir, que acontece a matança do porco alentejano, uma tradição que já perdura há muitos anos e que continua, ainda hoje, a ser um momento de celebração, convívio e festa.

O menu tem um custo de 70€ por adulto e de 30€ para crianças dos cinco aos 12 anos. As reservas podem ser efetuadas através de reservations@barrocal.pt ou do contacto telefónico: +351 266 247 140.

Partilhar Artigo: