Revista Rua

2019-08-29T22:41:53+01:00 Opinião

SER rebelde: no trabalho e na vida

Psicologia
Vera de Melo
29 Agosto, 2019
SER rebelde: no trabalho e na vida

Não são os rebeldes que criam problemas,
Mas sim os problemas que criam rebeldes.”
Ruth Messinger

A maioria das empresas e dos negócios segue um conjunto diário de regras sem as quebrar. Encontramos regras um pouco por toda a parte, seja nos procedimentos para desempenho de uma dada tarefa, na hierarquia, no código de conduta ou até mesmo nas rotinas sociais diárias. Regras que consideram ser fundamentais cumprir, caso contrário instalar-se-ia o “caos”. Os que não as cumprem, são tolerados com relutância e, caso se tornem demasiado incómodos, são convidados a sair. Geram demasiado ruído e amplamente questionam o “status quo”.

Quando se fala destas pessoas, os rebeldes, na mente de alguns pode pairar a ideia de que são indivíduos subversivos, “gente que gosta de contrariar”, uma verdadeira “fonte de conflitos”, ou até mesmo perigosos. Desenganem-se…

Ser rebelde não é questionar por questionar, embora muitos o queiram fazer parecer. A rebeldia é uma abordagem à vida e ao trabalho, com foco na progressão e na criação do êxito.  Acreditem, o rebelde é claramente um visionário, o rebelde ama o que faz e coloca magia em todo o seu desempenho.

Os rebeldes não hesitam em quebrar as regras quando estas os reprimem a fazer mais e melhor e colocam em causa as normas comummente aceites, de modo a identificar formas mais criativas, mas sobretudo, mais eficazes de produzir um resultado transcendente. De forma positiva e construtiva, questionam a regra e, em vez de se agarrarem ao seguro e conhecido, são mestres na inovação e reinvenção.

Dizem o que acham, mesmo quando é impopular, não tendo receio de expressar as suas ideias e pontos de vista, mesmo quando são os únicos a fazê-lo. A sua energia é desconcertante, mas orientada para a busca da inovação e da produtividade, visando a evolução e prosperidade da empresa que representam.

O foco do rebelde é a novidade e diversidade. Desafia-o o que é novo, alimenta-se de uma visão prospetiva acerca de si próprio e do mundo, a sua autenticidade caracteriza tudo o que é, diz e faz.

Seja rebelde e tenha uma vida intensa, comprometida e gratificante!

Pense nisso…

Sobre o autor:
Vera de Melo é CEO/Partner da SET GOALS – Human Consulting. É Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa e frequenta o Doutoramento na Universidade de Estremadura, tendo já apresentado a sua tese sobre Liderança Emocional. É formadora certificada pelo IEFP, formadora certificada de professores e é diretora clínica da Metamorfose do Eu, desde a sua existência.

Partilhar Artigo: