Revista Rua

2019-06-05T11:12:28+00:00 Cultura, Outras Artes

Serralves em Festa: uma programação surpreendente para o fim de semana

LA SPIRE | Bruno Maurey
Redação
Redação30 Maio, 2019
Serralves em Festa: uma programação surpreendente para o fim de semana

A 16.ª edição do Serralves em Festa acontece já este fim de semana, de 31 de maio a 2 de junho, seguindo um tema que pretende celebrar Serralves, no ano em que a Fundação comemora 30 anos. Um dos maiores eventos da cultura contemporânea nacional e, também, internacional, que recebe anualmente milhares de visitantes, propõe uma programação de 50 horas consecutivas, das 20h de sexta às 22h de domingo.

O cartaz cultural integra propostas que ilustram a interação das artes visuais com as artes performativas, apresentadas numa relação estreita com as atividades desenvolvidas no Museu e no Parque de Serralves.

Le Chas du Violon ©C. Raynaud De Lage

As exposições de Joana Vasconcelos – I’m your mirror, de Susan Hiller (Coleção de Serralves), de Antoni Muntadas (Coleção de Serralves), Olhar aprendiz – as múltiplas formas do olhar (projeto anual com escolas) e de Joan Jonas estarão abertas em contínuo para receber visitantes. Em paralelo decorrem inúmeras visitas e oficinas orientadas para crianças e famílias.

No dia 31, sexta-feira, Serralves em Festa arranca numa pré-abertura às 18h, no Auditório, com a conversa entre Philippe Vergne, diretor do Museu de Serralves, e Francesco Bonami, um dos mais reconhecidos curadores do mundo, sobre “obras de arte na idade da sua reprodução social”. Segue-se o concerto de Mathilda, Conjunto Corona, Clara! e Maoupa, entre outros artistas, terminando a noite ao som da DJ Darwin.

O sábado começa com atividades que pretendem despertar a curiosidade dos mais novos, através de A Estranha Viagem do Sr. Tonet, contada por uma companhia catalã que traz dez caixas de jogos desafiantes e criativos. Ainda numa perspetiva lúdica, sugere-se Filtros Fotográficos, uma atividade educativa, e muito teatro de rua, marcado pela enérgica apresentação do espetáculo PolderCoaster e, ainda, Con Tenda, da Compañia Rampante. Durante os dois dias, haverá tempo para visitas orientadas ao Parque, aos espaços arquitetónicos e às exposições.

Além da programação, o evento propõe os espaços de restauração do Museu e Parque – restaurante, bar e casa de chá – num reforço de mais 24 bares, em oito zonas. Dos doces aos salgados típicos do Porto, juntam-se gelados, sandes de leitão, fruta, tapioca e açaí, comida brasileira e empadas argentinas, incluindo opções vegetarianas e biológicas, sem esquecer o fumeiro e as alheiras tradicionais.

A programação completa pode ser consultada em www.serralvesemfesta.com. A entrada é livre.

Partilhar Artigo: