Revista Rua

2018-09-24T16:40:53+01:00 Cinema, Cultura, Radar

Shortcutz Guimarães regressa esta quarta-feira

Partilhar Artigo:
Rita Almeida24 Setembro, 2018
Shortcutz Guimarães regressa esta quarta-feira
Partilhar Artigo:

O Shortcutz Guimarães, festival de cinema, está de volta. A próxima sessão decorre na quarta-feira, dia 26, pelas 22h, na sede do Cineclube. A programação conta com uma competição de filmes de dois realizadores que voltam a marcar presença.

Depois da habitual pausa no verão, retoma-se às sessões competitivas que acontecem geralmente na última quarta-feira de cada mês. O primeiro trabalho em competição é Ivan, a mais recente obra de Bernardo Lopes, que regressa ao Shortcutz Guimarães depois de, em 2016, na primeira edição do evento, ter visto Lux ser escolhido como a melhor curta do ano. O filme recebeu também a distinção para a melhor fotografia, que é da autoria de Pedro Ariel.

A nova curta-metragem de Bernardo Lopes vai ao encontro da periferia urbana de uma cidade algarvia para contar a história de Ivan, um jovem solitário que faz parte de um grupo delinquente liderado por Senna.

O segundo filme em competição é de Rafael Almeida, também um regresso. Em 2016, apresentou no Shortcutz Guimarães Que é Feito dos Dias na Cave. Se a obra anterior estava no território do terror, Descobrindo a Variável Perfeita está mais próxima das comédias românticas. Com argumento de Tiago Primitivo, o filme tem como protagonista um jovem ainda apaixonado depois de uma separação que descobre a lacuna da sua existência. Os dois filmes em competição em setembro são protagonizados pelo ator Salvador Nery.

Aginal, o mais recente filme de Welket Bungué, percorre algumas das geografias que Bungué tem habitado. Do Rio de Janeiro a Berlim, Kris, a personagem central, procura o lugar perfeito para a fotografia perfeita que une a impermanência vívida da natureza e a presença do seu amigo Mayo. Foi como ator que Welket Bungué primeiro se apresentou ao público, mas a rara representação dos africanos no cinema português fê-lo passar para o outro lado da câmara.

Welket Bungué é o convidado do Shortcutz Guimarães de setembro. A sessão tem entrada livre.

Partilhar Artigo: