Revista Rua

2023-05-03T12:30:54+01:00 Sabores, Vinhos

Sogevinus lança dois Vintages Single Quinta

O grupo Sogevinus apresenta: o Kopke Quinta de São Luiz 2021 e o Burmeser Quinta do Arnozelo 2021.
Imagem ©D.R.
Redação3 Maio, 2023
Sogevinus lança dois Vintages Single Quinta
O grupo Sogevinus apresenta: o Kopke Quinta de São Luiz 2021 e o Burmeser Quinta do Arnozelo 2021.

O grupo Sogevinus lança dois Vintages Single Quinta: o Kopke Quinta de São Luiz 2021 e o Burmeser Quinta do Arnozelo 2021. As duas referências distinguem-se pela “elegância, ao invés de uma maior estrutura, e ambos são protagonistas de um grande equilíbrio”.

O Vintage 2021 Kopke Quinta de São Luiz apresenta uma tonalidade retinta e nuances violetas, com notas de especiaria, fruta vermelha madura, balsâmico e um apontamento resinoso, destacando na boca os notórios taninos intensos que se entrelaçam com notas de fruta cítrica, envolvida por uma acidez refrescante. “Na memória fica o final denso e longo. É sobretudo o resultado da sabedoria silenciosa de mais de 35 castas diferentes das vinhas velhas que o originam”, pode ler-se na apresentação do Vintage 2021 Kopke Quinta de São Luiz.

Já o Vintage 2021 Burmester Quinta do Arnozelo foi criado a partir de castas frequentemente encontradas por terras durienses: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Alicante Bouschet. Intenso na cor e com um ADN floral e frutado, distingue-se pelas notas olfativas de esteva, flor de laranjeira e frutas como ameixa e cassis, evidenciando-se uma elegância e um caráter sedoso, mas também pelos taninos sofisticados que coexistem com os sabores de cacau. Segundo a marca: “De acidez equilibrada, é um vintage com um grande sentido de presença”.

Para o diretor de enologia da Sogevinus, Carlos Alves: “O ano que deu origem aos dois vintage ficou marcado pelo Inverno frio e pelas precipitações elevadas durante o mês de fevereiro, ao qual seguiu-se uma Primavera tipicamente amena, pontuada por chuvas no mês de abril, o que permitiu a reposição de água no solo”.

Partilhar Artigo: