Revista Rua

2021-11-25T16:44:17+00:00 Cultura, Música

Space Festival leva música experimental improvisada a Caminha

O festival arranca a 26 de novembro, em Caminha.
©D.R.
Redação25 Novembro, 2021
Space Festival leva música experimental improvisada a Caminha
O festival arranca a 26 de novembro, em Caminha.

Caminha acolhe o Space Festival, de 26 a 28 de novembro, onde a música experimental improvisada é levada a palco. Os espetáculos decorrem em duas salas distintas: no Valadares Teatro Municipal de Caminha e no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Organizado pela Associação Cultural Rock’n’Cave, o festival tem vindo a promover projetos e artistas portugueses de referência, abordando novos rumos da música contemporânea, através da experimentação, da improvisação e do recurso às tecnologias digitais. Explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, promovendo o acesso a projetos artísticos consolidados e emergentes – fora dos centros urbanos – são alguns dos objetivos do festival.

Para esta edição, o festival acompanhou o panorama da música nacional, destacando um novo propósito: contribuir para a divulgação da área da música rica em inovação e criatividade em territórios de baixa densidade. O intuito passa por estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos de baixa densidade. Regressando à génese do festival, a formação musical Space Ensemble é convidada a apresentar uma mostra de concertos que antecipam as futuras edições. A programação inclui espetáculos  de diversas vertentes, nas quais as artes visuais, a tecnologia e a performance dialogam com a música experimental e improvisada.

O Space Ensemble apresentará quatro espetáculos multidisciplinares distintos: Piratas e Sereias, Ostras e Baleias, Cine-Música, As Aventuras do Príncipe Achmed e Pequeno Mundo. Os espetáculos são musicados ao vivo por artistas nacionais que se dedicam a uma expressiva variedade de instrumentos. A programação arranca no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, com uma programação destinada a famílias e ao público em geral, com a apresentação de Piratas e Sereias, Ostras e Baleias. Já no segundo dia do festival, é altura de receber Cine-Música, no mesmo local, apresentando o resultado da Oficina de Música para Filmes, desenvolvida pelo Space Ensemble em diversas escolas. O festival encerra a 28 de novembro, no Teatro Valadares, com o solo de Samuel Martins Coelho, um artista multidisciplinar que lançou recentemente o disco Cura. A programação completa pode ser conhecida no site do festival.

Partilhar Artigo: