Revista Rua

2020-07-30T14:33:40+00:00 Gastronomia, Sabores

Sugestões de marmitas saudáveis para a praia

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U-FIT
U-FIT30 Julho, 2020
Sugestões de marmitas saudáveis para a praia

Aberta a época balnear, a praia é o destino predileto e, muitas vezes, decidir o que levar para comer torna-se um desafio para muitas pessoas. Refeições rápidas e práticas são as escolhas de eleição para colocar na marmita da praia sempre com o intuito de fornecerem os nutrientes necessários e adequados para o dia.

As idas à praia não devem ser sinónimo de desvios à alimentação saudável. Esqueça as bolas de Berlim, as batatas fritas, as bolachas e os gelados. De modo a criar rotinas mais saudáveis e igualmente saborosas, partilhamos algumas sugestões de marmitas simples, frescas e deliciosas.

O que levar para o almoço?

Saladas frias ou Bowls:

– Base de folhas verdes (alface/rúcula/espinafre)

– Uma fonte de hidrato de carbono (massa integral; arroz; quinoa; cuscuz; millet; bulgur) ou leguminosas (como o feijão ou grão)

– Uma fonte proteica (peito de frango/peru desfiado ou grelhado/ atum em água/ ovo cozido/mexido ou queijo fresco)

– Uma fonte de gordura (azeite/sementes/frutos secos)

– Temperos (azeite, vinagre, sal) que devemos levar à parte

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Sandes / Wraps

– 1 pão (integral/sementes/centeio) ou 2 fatias de pão caseiro ou fatiado (centeio/rústico) ou 1 wrapintegral

– Uma fonte proteica (peito de frango desfiado ou grelhado; atum em água; ovo cozido/mexido ou queijo fresco/requeijão magro)

– Fontes de vegetais: alface, rodelas de tomate e/ou pepino cenoura ralada

O que levar para o lanche ou para pequenos snacks?

 – Fruta Fresca (rica em água): melancia, melão, morangos, kiwi ou ananás, entre outras pessoas.

 – Frutos oleaginosos: amendoins sem sal, avelãs, amêndoas, nozes, cajus – uma porção equivale a 20-30g.

 – Palitos de vegetais com húmus: palitos de legumes (cenoura, pepino, curgete) com húmus de grão-de-bico/feijão ou de beterraba.

 – Mini panquecas de aveia

 – Iogurtes naturais ou de aromas (sem açúcar adicionado)

 – Tortilhas de arroz ou milho com baixo teor de sal

 – Ovos cozidos

 – Atum enlatado em água

 – Egg Muffins

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O que deve evitar?

– Refeições quentes e pratos muito condimentados ou com muita gordura;

– Batatas fritas;

– Bolachas (sejam elas recheadas ou simples – são alimentos com muito açúcar e gordura);

– Bolos e produtos de pastelaria;

– Doces;

– Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como os refrigerantes.

Tenham em atenção ao facto de que ao levar comida para a praia, os alimentos devem ser bem conservados. O calor pode prejudicar a sua qualidade, por isso deve usar sempre uma lancheira ou saco térmico bem-acondicionado com placas de refrigeração congeladas, para transportar as suas refeições de forma mais segura e fresca.

Para além da comida, não se esqueça de se hidratar constantemente. É importante manter o corpo hidratado e com a exposição solar convém reforçar um pouco mais.

Este artigo foi inicialmente publicado aqui. Autoria de Diana Sousa em parceria com a 2Yummy

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