Revista Rua

2019-04-10T10:29:36+00:00 Sabores

Sumos detox: verdade ou mito?

U-FIT
U-FIT10 Abril, 2019
Sumos detox: verdade ou mito?

Dietas, dietas, dietas e mais dietas! Todas as semanas, surgem dietas novas, inovadoras e que prometem fazer milagres na saúde e no controlo de peso de todos. Mas até que ponto algumas dessas dietas são realmente equilibradas em termos nutricionais? Qual a verdade que sustenta essas dietas? Ou não passará tudo de mitos?

São estas algumas das questões que vamos tentar esclarecer.

A dieta detox é verdade ou mito? Hoje vamos falar desta dieta, que também é conhecida por Juicing, seguida por várias celebridades e/ou caras conhecidas, que a colocam na moda. De acordo com este regime alimentar, as refeições passam a ser constituídas por sumos de polpa de frutos e legumes.

Se me disserem: “A única forma que tenho de comer ou do meu filho comer legumes e/ou frutas é através dos sumos. Há problema?”, a minha resposta seria: “Não, não há problema, desde que esses sumos sejam corretamente feitos”.

O alto consumo de frutas e legumes só traz benefícios a todos e estes devem surgir em abundância nas várias refeições ao longo do dia, todos os dias. Uma vez que o princípio base destes sumos é a utilização de legumes e frutas inteiros e em alguns casos com a inclusão da casca, é garantida uma grande riqueza nutricional, nomeadamente na quantidade de vitaminas, minerais e sobretudo fibra consumida, sendo que a fibra traz bastantes benefícios à nossa saúde intestinal.

No entanto, em algumas pessoas são necessários cuidados no momento da preparação dos sumos, nomeadamente no caso de grávidas, diabéticos e pessoas com problemas intestinais. Também é importante ter em consideração e não esquecer alergias e intolerâncias alimentares no momento da escolha dos alimentos.

Nada como a conversa com um/uma nutricionista, para ajudar a resolver. Mas cuidado, que nem todos os blogues ou livros são escritos por profissionais da área.

Sendo assim, quais serão os mitos que rodeiam este tipo de dietas? Fazem perder peso em três dias? Devem ser mantidas por longos períodos de tempo? Só os sumos conseguem suprimir todas as nossas necessidades nutricionais?

Continue a ler na U-FIT

Descubra o blog Onde é que tínhamos a cabeça? e fique atento aos próximos conteúdos partilhados aqui na U-FIT.

Este artigo foi escrito pela Dra. Jacinta Mendes, nutricionista na clínica ADCA

Partilhar Artigo:
Fechar